Lisboa Games Week começou esta quinta-feira. Até domingo, os amantes dos videojogos têm oportunidade de experimentar vários jogos em antestreia, conhecer youtubers da área, entre outras atividades.
Que a indústria dos videojogos é vasta e diversificada já todos sabemos: há jogos para todos os gostos e para todas as idades, desde os de futebol multiplayer, aos de guerra e ação, não esquecendo os de carros.
E se lhe dissesse que esta área do entretenimento é capaz de reunir em Portugal, mais precisamente em Lisboa, cerca de 50.000 pessoas em quatro dias? Sim, 50.000, pouco menos do que o número de visitantes do Web Summit, que se realizou no início do mês.
O ECO foi espreitar o primeiro dia da Lisboa Games Week, o maior evento nacional de videojogos e entretenimento, que decorre na Feira Internacional de Lisboa (FIL), e conhecer quem são os jogadores da atualidade e o que faz deste evento o maior e mais importante da área, captando a atenção de mais de 100 entidades.
A Lisboa Games Week
João e Mónica são repetentes na convenção. É a segunda vez que marcam presença e afirmam que, este ano, “há muito mais coisas e está muito mais interativo”. O João e o José Pedro, também pela segunda vez no evento, destacavam-se da multidão: vestidos a rigor, referem que vieram ao Lisboa Games Week essencialmente para jogar e também notam que “este ano há muito mais jogos”.
Apesar de ser um evento maioritariamente para o público mais jovem, encontra-se gente de todas as idades. Pedro e João, da HP foram ‘apanhados’ pelo ECO a jogar pinball. Para a HP, o evento é importante na medida de se promover junto dos jogadores. “Somos uma marca que, neste momento, está a dar os primeiros passos no gaming e, portanto, é neste espaço que queremos estar.”
E não são só as marcas internacionais presentes na convenção. A G’s Competizione é uma marca portuguesa de simuladores de corridas em circuitos. “É um simulador de alta geração, onde os pilotos a nível internacional e nacional treinam para depois passarem para o real”, explica o responsável, Carlos Barbosa. O projeto que tem apenas dois meses e meio não perdeu a oportunidade de marcar presença para “as pessoas poderem ter contacto com estes simuladores movíveis e sentirem os G’s de que os pilotos falam”. E é também para os amantes deste género de competição, sendo “uma forma de cativar as pessoas. O simulador transmite e as pessoas ficam com vontade de ir ao real”, acrescenta.
A presença dos youtubers nacionais de videojogos é outro ponto alto do evento, como referem alguns alunos de Aveiro, presentes no âmbito de uma visita de estudo. E desengane-se quem pensa que os videojogos são só para o sexo masculino. Tal como refere João Lopes, responsável da Playstation Portugal, “o público é cada vez mais transversal, até porque os produtores de conteúdos têm vindo a criar ofertas para diferentes tipos de consumidores”.
Daniela e Ana, de Setúbal, vieram também em visita de estudo à Lisboa Games Week e confirmam esta premissa, confessando gostarem de videojogos. “É a primeira vez que estamos cá e estamos a achar interessante. Já experimentámos os óculos de realidade virtual e viemos experimentar um bocadinho dos jogos todos presentes”, afirmam.
Para Marta, jogadora nos tempos livres, é a primeira vez que visita o evento e refere que “o que é mais giro fazer aqui nem é tanto jogar, porque isso podemos fazer em casa, mas sim fazer coisas novas, como por exemplo, experimentar os óculos de realidade virtual e outras atividades mais interativas, que não temos acesso no dia-a-dia. É por isso que vale a pena cá vir.”
Na Lisboa Games Week estão presentes mais de cem marcas, empresas e entidades. “A Games Week é a maior feira de videojogos em Portugal e naturalmente a Playstation, como líder de mercado, tem de estar presente e quer estar presente com todas as suas novidades”, afirma João Lopes, acrescentando que “no nosso stand temos jogos em primeira mão, que ainda nem foram lançados no mercado“, como é o caso do GT Sport ou a Horizon Zero Dawn, que só vão ser lançados no próximo ano, entre outros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa Games Week: De Pacman à realidade virtual
{{ noCommentsLabel }}