Trabalhadores do Fisco em greve no final do ano

  • ECO
  • 14 Dezembro 2018

As greves agendadas de 26 a 31 deste mês são uma forma de protesto pelas revisões das carreiras. Governo ainda pode reverter a situação se tomar uma atitude até lá.

Pode apontar mais uma greve no calendário. Os trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vão fazer greve entre 26 e 31 de dezembro, com o objetivo de forçar o Governo a negociar a revisão das carreiras, avança o Público (acesso condicionado). Em causa estão as revisões das carreiras, com os trabalhadores a exigirem um “articulado da lei” para se fazerem as negociações.

O pré-aviso de greve foi aprovado esta sexta-feira e deverá ser entregue ainda durante o dia de hoje, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha. Ao todo, estes trabalhadores estarão parados durante seis dias úteis — 26, 27, 28, 29, 30 e 31 de dezembro. Abrangidos estarão os funcionários de toda a máquina fiscal.

De acordo com o Público, estes dias de paralisação coincidem com os últimos dias do ano de cobrança de receita fiscal, uma estratégia já utilizada pelos trabalhadores com o Governo anterior.

Em causa estão as revisões das carreiras especiais da AT. O Executivo já entregou aos trabalhadores um documento de trabalho, mas estes ainda reclamam pela proposta de articulado da lei, que permitirá fazer negociações. Isto é, assim, uma maneira de “desbloquear a entrega do articulado”. “Queremos que o Governo nos entregue rapidamente um articulado para iniciarmos a negociação”, disse Paulo Ralha, que considera este documento já existente como “extremamente genérico”.

Embora a decisão esteja tomada, o Governo ainda pode cancelar estas paralisações se tomar uma atitude entretanto, diz o presidente do sindicato.

(Notícia atualizada às 16h54 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores do Fisco em greve no final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião