Provedor: Queixas sobre IRS aumentaram 7,5 vezes

  • ECO
  • 18 Novembro 2016

A demora nos reembolsos do IRS já levou quase cem queixas ao gabinete do Provedor de Justiça -- agora a Provedoria espera informações do IRS para decidir como prosseguir.

O atraso nos reembolsos do IRS já fez multiplicar por sete as queixas ao Provedor de Justiça. A Provedoria está a tentar aprofundar “o estado atual do problema” para poder dar resposta às quase cem queixas recebidas sobre o imposto.

Enquanto em todo o ano de 2015 foram abertos no gabinete de José de Faria Costa 13 procedimentos de queixa sobre o IRS, este ano o número já ascende a 97. A maior parte das queixas têm a mesma motivação, escreve o Dinheiro Vivo: são pessoas que submeteram as declarações mas as viram esperar durante semanas por validação no Portal das Finanças, tendo só muito mais tarde surgido a indicação de que a declaração estava “certa”.

Este atraso, somado à reforma do IRS que mudou como se contabilizam as deduções e com isso aumentou o tempo de processamento dos reembolsos, levou a um aumento das queixas enviadas ao Provedor de Justiça em 7,5 vezes.

Ao Dinheiro Vivo, fonte oficial da Provedoria disse que foi solicitado “um conjunto de informações” à Diretora de Serviços do IRS “que permitirão conhecer o estado atual do problema” para prosseguir com os procedimentos de queixa.

Depois, conforme a resposta, vai ser avaliada “a necessidade de uma intervenção que auxilie à resolução dos problemas e dificuldades sentidas e, por outro lado, dar resposta a todos os cidadãos que a este respeito se dirigiram ao Provedor de Justiça”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Provedor: Queixas sobre IRS aumentaram 7,5 vezes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião