Wall Street fecha pior semana em mais de sete anos

O índice de referência norte-americano não caía tanto numa semana desde agosto de 2011 e o Nasdaq reconfirmou o estado de bear market. Esta sexta-feira, os receios dos investidores foram múltiplos.

Wall Street até abriu a sessão desta sexta-feira a recuperar das fortes perdas desta semana, mas o desempenho positivo foi sol de pouca dura. Os três principais índices fecharam a cair, numa sessão em que o tecnológico Nasdaq reconfirmou o estado de bear market em que entrou oficialmente na sessão passada. Foi a pior semana para a bolsa de Nova Iorque desde agosto de 2011.

Numa sessão marcada por receios perante a iminente paralisação do Governo dos EUA, perante dúvidas quanto à desaceleração da economia e face a uma postura mais pessimista por parte da Reserva Federal, o Nasdaq recuou 2,99%. Já o industrial Dow Jones derrapou 1,86% e o S&P 500 desvalorizou 2,07%.

As perdas semanais para o setor tecnológico são de quase 8,4%, enquanto o índice de referência derrapou 6,87% no acumulado dos cinco dias. Foi a pior semana desde agosto de 2011 para o norte-americano S&P 500, segundo a Reuters.

A Apple foi uma das empresas mais prejudicadas esta sexta-feira. A fabricante do iPhone recuou 3,89%, para 150,73 dólares cada ação. A tecnológica liderada por Tim Cook está cada vez mais longe do bilião de dólares de valor de mercado, uma meta alcançada no início de agosto.

Durante a sessão, os investidores estiveram de olhos postos nos desenvolvimentos políticos nos Estados Unidos, face à iminência de um shutdown do Governo norte-americano. Mas não surgiram sinais que apontassem para um eventual acordo.

O Presidente, Donald Trump, garantiu estar “preparado” para um shutdown prolongado, mas pôs o ónus nos Democratas, enquanto tenta forçar a aprovação do financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street fecha pior semana em mais de sete anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião