Governo anuncia contratação de 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais

  • Lusa
  • 5 Janeiro 2019

Numa nota, o Ministério da Saúde explica que este é o primeiro reforço de recursos humanos para 2019.

O Ministério da Saúde anunciou este sábado que vão ser contratados 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais para os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Uma nota do gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido, informa que “os hospitais vão iniciar de imediato os procedimentos necessários à celebração de contrato, constituindo este o primeiro reforço de recursos humanos para 2019”.

O Ministério da Saúde acrescenta que a autorização conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério das Finanças “prevê a contratação destes profissionais por tempo indeterminado, na medida em que irão satisfazer necessidades permanentes de serviço”.

Segundo a mesma nota, estes profissionais irão dar resposta, “em simultâneo, às necessidades sazonais, ou seja, associadas ao período de inverno e ao surgimento de síndromas gripais e respiratórios”.

Nesta época de inverno, a tutela aproveita para recomendar que os cidadãos sigam as recomendações da Direção-Geral da Saúde sobre as consequências das temperaturas baixas e recorram em primeiro lugar ao SNS 24 (808 24 24 24) e aos cuidados de saúde primários – que terão horários alargados – antes de se dirigirem às urgências dos hospitais.

Contratação de enfermeiros é positiva, mas insuficiente

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros considerou positiva a contratação de 450 destes profissionais para hospitais públicos, mas afirma que o número é insuficiente e que a medida é uma reação do Governo à “situação caótica vivida nas urgências”.

“Ela [a medida] é boa, evidentemente. Agora, não nos podemos esquecer de que estavam em falta, só por causa da questão da passagem para as trinta e cinco horas, mais setecentos enfermeiros que tinham sido na altura combinados, entre o ministro [da Saúde] Adalberto [Campos Fernandes] e o ministro das Finanças, em outubro, que não chegaram a ser contratados”, recordou Ana Rita Cavaco, em declarações à agência Lusa.

Além deste compromisso não concretizado, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) lembrou que Portugal, em termos internacionais, “tem dos mais baixos rácios” dos países da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico: 4,2 enfermeiros por 1.000 habitantes quando a média na OCDE é de 9,3.

Para Ana Rita Cavaco, esta decisão da tutela é também uma reação à “situação caótica” que se verifica em urgências de hospitais do país, devido à época gripal.

“Também achamos que o Governo está a reagir àquilo que é já uma situação caótica em várias urgências do país: Barreiro, Setúbal, no Norte também muitos hospitais com urgências sobrecarregadas, inclusive o [Hospital] Garcia da Orta esteve alguns dias sem receber doentes vindos do INEM [Instituto Nacional de Emergência Média], precisamente por isso”, disse a bastonária.

Apesar de a contratação destes 450 profissionais ser “positiva”, Ana Rita Cavaco lamenta que este tipo de medidas sejam tomadas em épocas críticas para os hospitais, como a gripal, colocando problemas na contratação destes profissionais.

“O problema é que, como sempre, isto é feito numa altura em plena época gripal, do frio. E esta situação obriga os hospitais a terem de fazer uma contratação muito rápida. Eles têm bolsas de recrutamento, que têm de ser preenchidas em um ou dois dias, e muitos dos enfermeiros que concorrem às bolsas de recrutamento estão no estrangeiro”, avisa Ana Rita Cavaco.

A bastonária recorda que há 15.000 enfermeiros emigrados.

“Portanto, indo toda a gente ao mercado ao mesmo tempo, isso vai levantar constrangimentos numa contratação que se quer rápida. Apesar de positivo, registamos mais um ano em que Portugal, na área da Saúde, como em tudo o resto, infelizmente, faz as coisas em cima do joelho, quando teve tempo para planear”, lamentou Ana Rita Cavaco.

(Notícia atualizada às 18h48 com reação da bastonária da Ordem dos Enfermeiros)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo anuncia contratação de 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião