Notas de 500 euros vão começar a ser retiradas pelos bancos centrais

Os bancos nacionais dos países da Zona Euro vão reter as notas que cheguem à sua posse a partir de 27 de janeiro. A medida tem como objetivo combater a fraude fiscal.

Já utilizou uma nota de 500 euros? Se ainda não, o tempo para o fazer está a acabar. Esta nota encontra-se muitas vezes no centro de operações ilegais como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas ou terrorismo, o que fez com que o Banco Central Europeu (BCE) ordenasse a sua retirada.

Será a partir de 27 de janeiro que os bancos nacionais dos membros da zona euro começam a reter as notas roxas que cheguem à sua posse, segundo avança o El País (acesso livre/conteúdo em inglês). Existem cerca de 521 milhões de notas destas a circular pelo Velho Continente, o que é o mesmo do que em 2008.

Na Alemanha e na Áustria existe uma maior utilização das notas de 500 euros, por isso os países vão ter um pouco mais de tempo, de forma a garantir “uma transição suave por razões logísticas”, segundo justificaram ao BCE. O Banco Federal da Alemanha e o Banco Nacional da Áustria vão continuar a introduzir as notas no mercado até 26 de abril deste ano.

As notas já deixaram de ser fabricadas em 2014, e o BCE estima que cerca de um quarto delas está fora da União Europeia (UE). Aquelas em circulação decresceram 14,7% desde janeiro de 2016 até novembro do ano passado, e representam agora 2,4% do dinheiro europeu em papel.

Quem tiver notas destas pode continuar a pagar com elas mesmo depois de serem retiradas, ou então trocá-las no Banco de Portugal ou nos restantes bancos centrais dos países da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Notas de 500 euros vão começar a ser retiradas pelos bancos centrais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião