Mais largo, mais baixo, mais A5 Coupe
Passou quase uma década desde o nascimento da primeira versão. Agora, chega ao mercado o novo A5 Coupe com preços que arrancam perto dos 50 mil euros.
Mais comprido, mais largo e mais baixo. Mais coupé. É assim o novo A5 Coupé, um automóvel que traz um design bastante mais agressivo que o antecessor, ao qual a Audi associou a mais alta tecnologia. Está a chegar ao mercado nacional com preços que começam ligeiramente abaixo da fasquia dos 50 mil euros.
Nasceu em 2007, trazendo de volta um conceito lançado na década de 70 e 80. Agora, quase uma década depois do primeiro, a Audi apresenta um novo A5 Coupé com um “visual fresco, moderno e com formas afiladas”, salienta. Isto sem comprometer o ADN desportivo mas ao mesmo tempo elegante.
Dono de um longo capot, o A5 Coupé ostenta debaixo dele muitos argumentos para os entusiastas de elevados desempenhos, mas também de consumos mais comedidos. O arranque da comercialização em Portugal será feito com dois motores a gasóleo: um 2.0 TDI de 190 cv e um V6, o 3.0 TDI com 218 cv.
“Em comparação com o modelo anterior, [os novos motores] oferecem um desempenho até 17% superior, enquanto o consumo de combustível foi reduzido até 22%”, diz a marca. É o resultado da maior eficiência dos motores, mas também das linhas mais aerodinâmicas do novo modelo. Além da perda de peso conseguida: são menos até 60 quilogramas.
Este novo Audi A5 entra já no mercado nacional com preços a partir de 47.840 euros, na versão Base que traz o 2.0 TDI — a Sport e a Design, mais requintada aumentam o preço final em 2.750 euros. Já quem pretender associar a caixa S tronic terá de contar com um valor extra de 2.450 euros. O A5 Coupe Design com a S tronic custa 53.040 euros.
Do 1.4 ao 3.0
Mais tarde haverá mais motores. Em junho, a marca das argolas passará a disponibilizar o 2.0 TDI de 150 cv, que deverá recolher a preferência dos consumidores portugueses, acredita a Audi, além do 3.0 TDI mais potente, de 286 cv. Mas também há motores a gasolina, desde um 1.4 TFSI até ao 3.0, um V6 turbo de 354 cv que equipará o S5. Promete fazer os zero aos 100 km/h em 4,7 segundos.
O 1.4 TFSI chegará ao mercado ao mesmo tempo que será lançado o A5 Sportback, em fevereiro. Mas haverá, tal como atual A5, mais uma versão, o cabrio. A Audi pretende colocar o descapotável no mercado ainda durante a primavera, entre abril e maio, para permitir aos primeiros clientes desfrutarem do sol do verão.
Gadgets a bordo
O novo A5 Coupé tem muitos argumentos debaixo do capot, mas também a nível estético. E no interior? A marca não fez grandes alterações face ao que já é possível encontrar no A4. E resulta. Qualidade associada a muita tecnologia a bordo. Vai desde o infotainment às inúmeras assistências à condução.
“O A5 Coupe está agora disponível pela primeira vez com o opcional Audi virtual cockpit, com um ecrã TFT de 12,3 polegadas juntamente com o sistema de navegação MMI plus com um ecrã de 8,3 polegadas posicionado na consola central, que constitui a unidade de informação central”, refere a marca.
A navegação é feita com o Google Earth e informações de tráfego do Google Street View em tempo real, “bem como informações práticas sobre estacionamento”, acrescenta. E para estacionar, não precisa de fazer praticamente nada. No trânsito, também há ajudas: o Audi adaptive cruise control faz o para-arranca. O pre sense evita os acidentes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais largo, mais baixo, mais A5 Coupe
{{ noCommentsLabel }}