Com crise do Brexit, Theresa May cancela ida a Davos

  • Lusa
  • 17 Janeiro 2019

A primeira-ministra britânica estará no Reino Unido a tentar resolver o impasse do Brexit, depois de a sua proposta de acordo ter sido chumbada no Parlamento.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, não participará no fórum económico mundial de Davos, que decorre entre 21 e 25 de fevereiro na Suíça, para se dedicar ao ‘Brexit’, anunciou esta quinta-feira uma porta-voz do Governo.

“Ela não irá a Davos, vai concentrar-se em questões daqui”, anunciou a porta-voz numa conferência de imprensa. A chefe do executivo encontra-se em reuniões com os líderes dos partidos da oposição, à exceção do dirigente trabalhista, Jeremy Corbyn, que fez saber que não dialogaria com May enquanto esta mantivesse “a catastrófica hipótese” de um ‘Brexit’ sem acordo.

Estas reuniões destinam-se a encontrar um “plano B”, um projeto de ‘Brexit’ alternativo, para fazer o processo de divórcio do Reino Unido da União Europeia sair do impasse em que se encontra depois do chumbo, na terça-feira, pelo Parlamento britânico do acordo negociado entre Londres e Bruxelas, por uma esmagadora margem (230 votos).

Apesar da rejeição do texto acordado com a UE ao fim de 17 meses de negociações, o Governo conservador de May sobreviveu na quarta-feira à noite, por uma margem de 19 votos, a uma moção de censura apresentada pelos trabalhistas.

A líder dos conservadores na Câmara dos Comuns, Andrea Leadsom, anunciou esta quinta-feira que Theresa May fará na segunda-feira, dia 21, uma declaração na Câmara dos Comuns sobre os próximos passos do ‘Brexit’ e apresentará uma moção, que será debatida e votada em 29 de janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com crise do Brexit, Theresa May cancela ida a Davos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião