EUA ponderam levantar tarifas à China para facilitar acordo

Proposta do secretário do Tesouro é uma estratégia para facilitar um acordo com a China para pôr fim à guerra comercial.

Os Estados Unidos estão a ponderar levantar as tarifas impostas às importações de produtos chineses, para tranquilizar os mercados e incentivar Pequim a fazer concessões a longo termo mais profundas nesta matéria, avança o The Wall Street Journal (acesso pago), esta sexta-feira.

A ideia foi proposta pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, como estratégia para facilitar um acordo com a China, pondo fim à guerra comercial que, nos últimos meses, tem feito tremer os mercados de todo o mundo.

Menos simpatizante com esta ideia está, contudo, o Representante do Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, que considera que a retirada das tarifas aduaneiras poderá ser interpretada como um sinal de fraqueza por parte da maior potência mundial.

De acordo com a trégua negociada em dezembro, os Estados Unidos e a China têm até 2 de março para encontrar um desfecho para este braço de ferro comercial. Se não se chegar a um aperto de mãos, Donald Trump já ameaçou taxar a totalidade dos produtos chineses importados pelos Estados Unidos. Em causa, estaria uma subida de 10% a 25% tarifa aplicada sobre 200 mil milhões de dólares de bens chineses. As negociações devem ser retomadas ainda este mês.

Nos mercados, esta manhã, o brent sobe 1,11% para 61,86 dólares por barril em Londres e, em Nova Iorque, o preço do crude avança 1,31% para 52,75 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA ponderam levantar tarifas à China para facilitar acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião