“Dececionante evolução da indústria” trava economia alemã. Produção automóvel está “débil”

  • Lusa
  • 21 Janeiro 2019

A economia alemã não regressou, como se esperava, ao forte ritmo de expansão no primeiro semestre. A "debilidade" do setor automóvel está a pesar sobre a economia.

O Bundesbank considera que a debilidade da produção do setor automobilístico se está a prolongar mais do que o esperado e só se normalizou de forma “muito vacilante”, depois das significativas quedas do verão.

No boletim mensal de janeiro, publicado esta segunda-feira, o banco central alemão afirma que a economia alemã cresceu de novo no quarto trimestre de 2018, mas de forma contida, devido à “dececionante evolução da indústria”. Não se alcançou o regresso que se esperava ao forte ritmo de expansão do primeiro semestre depois da travagem que a economia alemã sofreu no trimestre estival, adianta a instituição.

A produção industrial da Alemanha contraiu-se em novembro 1,75% face ao mês anterior, adianta o Bundesbank. “O recuo produziu-se de forma ampla em todos os setores”, segundo os economistas do banco central. A entrada de encomendas à indústria alemã também recuou significativamente em novembro, designadamente 1% face a outubro.

O Bundesbank sublinha que no setor automobilístico a debilidade da produção se está a prolongar mais do que o esperado e que se está a normalizar de forma “muito vacilante”, depois das quedas significativas nos meses de verão devido à adoção de novos testes de homologação. Os indicadores conjunturais, a entrada de encomendas e as novas matrículas indicam que a produção automobilística será maior em breve, adianta.

Contudo, a produção de automóveis foi em dezembro último apenas um pouco mais elevada em novembro e significativamente mais baixa do que em dezembro de 2017, segundo a associação alemã da indústria automóvel.

Noutros setores industriais a produção recuou fortemente em novembro fazendo com o Bundesbank preveja uma “queda significativa” da produção industrial no quarto trimestre.

No entanto, a economia alemã registou impulsos positivos do consumo privado porque a situação do mercado laboral na Alemanha é muito boa e os salários subiram, sublinha.

O Bundesbank assegura que estes são os elementos que explicam o forte aumento das vendas a retalho em novembro na Alemanha.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 1,5% em 2018, face a 2017, ano em que tinha crescido 2,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Dececionante evolução da indústria” trava economia alemã. Produção automóvel está “débil”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião