União Europeia multa Mastercard em 570 milhões de euros
Bruxelas considera que a norte-americana do setor dos pagamentos violou as regras anti-concorrenciais no mercado único.
A União Europeia vai aplicar uma multa de 570 milhões de euros à empresa de pagamentos norte-americana Mastercard por violação das regras anticoncorrenciais, anunciou esta terça-feira a Comissão Europeia em comunicado.
Bruxelas considera que a empresa limitou a “possibilidade dos comerciantes beneficiarem de melhores condições oferecidas pelos bancos estabelecidos noutros estados-membros”. Ou seja, violou as leis antimonopólio e de abuso de posição dominante estabelecidas pela União Europeia.
A comissária responsável pela política de concorrência, Margrethe Vestager, explica que a empresa, ao “impedir os comerciantes de procurarem melhores condições oferecidas pelos bancos noutros Estados-Membros, aumentou artificialmente os custos dos pagamentos com cartão, prejudicando os consumidores e os comerciantes na UE”.
Na prática, a Mastercard criou entraves aos comerciantes no acesso a serviços transfronteiriços de pagamento por cartão. Os comerciantes, aqueles sobre quem recaem as taxas cobradas pelas empresas de pagamentos, eram obrigados a pagar as taxas do país onde estão estabelecidos, ficando impedidos de beneficiarem de melhores condições noutros países do euro.
A União Europeia abriu uma investigação formal em 2013, mas foi dois anos depois, em 2015, que o processo teve início. Nesse mesmo ano, entrou em vigor um regime que introduz limites para as comissões cobradas em pagamentos com cartão.
A Mastercard é a segunda maior emissora de cartões no mercado único europeu, sendo um método de pagamento fundamental na União Europeia, visto que metade dos pagamentos efetuados por empresas e consumidores são feitos através de cartão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
União Europeia multa Mastercard em 570 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}