Made in Europa? 98% dos carros tem uma peça produzida em Portugal
A indústria de componentes portuguesa registou em 2018 um ano recorde, em que gerou 11,3 mil milhões de euros. A exportação correspondeu a 83% do volume de negócios.
Carro feito na Europa? As probabilidades de ter uma peça produzida em Portugal são extremamente altas. A indústria de componentes teve um ano recorde, em que gerou 11,3 mil milhões de euros, ao garantir que 98% dos carros fabricados no Velho Continente têm uma peça portuguesa.
A exportação representou 83% do volume de negócios da indústria no ano passado, o que se traduz em 9,4 mil milhões de euros, adianta o Diário de Notícias[acesso condicionado]. A Espanha é o principal destino das peças que ficam pela Europa, seguida da Alemanha, que recebe 17%, a França, para onde vão 12% das peças, e, finalmente, o Reino Unido, com 8%.
Na lista de produção de Portugal incluem-se elementos como estofos da Coindu para os carros do Grupo Volkswagen, espumas e tecidos da ERT Têxteis para os carros de luxo da Rolls-Royce e da Maserati, ou caixas de velocidade para os carros da Renault, produzidas em Cacia, no distrito de Aveiro.
Já as fábricas estão espalhadas um pouco por todo o terreno nacional, particularmente pelo norte. São 265 fábricas no total, que empregam 55 mil pessoas, numa indústria que representa cerca de 5% de toda a economia nacional, segundo revelam dados da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Made in Europa? 98% dos carros tem uma peça produzida em Portugal
{{ noCommentsLabel }}