Vendas de carros sobem há seis anos. Volkswagen derrapa no top das vendas, Mercedes sobe ao pódio

Ao todo, foram vendidos 273 mil novos veículos em Portugal no ano passado, um aumento de 2,6%. Renault continua a ser a mais vendida, mas a Volkswagen afundou no top das marcas mais vendidas.

As vendas de carros voltaram a aumentar em 2018, naquele que é o sexto ano consecutivo de evolução positiva do setor. O crescimento está, contudo, a abrandar e, na fase final do ano, houve mesmo uma quebra. A Renault e a Peugeot continuam a ser as duas mais vendidas, mas há uma mudança significativa no topo das marcas preferidas dos portugueses: a Volkswagen passou do terceiro para o nono lugar, com uma quebra de 25% nas vendas.

Os dados foram divulgados, esta quarta-feira, pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que dá conta de que, ao todo, foram vendidos 273.213 novos veículos em Portugal no conjunto do ano passado, o que representa um aumento de 2,6%. Em 2017, as vendas de carros tinham aumentado mais de 7%.

Considerando apenas os veículos ligeiros de passageiros, que representam a larga maioria da vendas, o crescimento foi de 2,8%, para as 228.290 unidades. Já as vendas de pesados recuaram 2% no ano passado, totalizando 5.617 vendas.

A Renault e a Peugeot mantêm-se como as duas marcas preferidas pelos portugueses, com aumentos de 3,7% e 8,9% nas vendas de ligeiros de passageiros, respetivamente. Já a terceira marca mais vendida passou a ser a Mercedes, com uma subida de 1,2% das vendas de ligeiros de passageiros.

Isto depois de a Volkswagen ter derrapado no ranking das marcas mais vendidas: passou do terceiro lugar em 2017 para o nono lugar no ano passado, com uma quebra de 24,7%, para os 12.407 veículos ligeiros de passageiros vendidos.

A contribuir para esta quebra da Volkswagen estará a contração do mercado de carros a gasóleo, que representa a larga maioria das vendas da marca alemã. Os automóveis a gasóleo continuam a dominar as vendas, mas, entre janeiro e outubro do ano passado, segundo dados recolhidos pelo Público (acesso condicionado), venderam-se menos 11 mil carros a gasóleo do que em 2017. Esta é a primeira vez desde 2012 em que as vendas de carros diesel caem. Em sentido contrário, regista-se um forte aumento da comercialização de veículos a gasolina e outras energias alternativas, como os carros elétricos.

Marcas de luxo aceleram

Também a maioria das marcas de luxo viu as suas vendas a aumentar. A Jaguar surge como a mais vendida, com uma subida de 22%, para um total de 851 unidades vendidas. Segue-se a Porsche, com um crescimento de 25,6%, para um total de 260 veículos ligeiros de passageiros vendidos.

Já a Ferrari vendeu 23 carros, mais três do que em 2017, enquanto a Lamborghini comercializou sete veículos, também mais três do que um ano antes.

Em sentido contrário, a Maserati e a Aston Martin registaram quebras de 30,8% e de 37,5%, respetivamente, nas vendas de ligeiros de passageiros, para um total de 36 e 10 unidades vendidas.

Notícia atualizada às 18h55 com mais informação.

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