BCE mantém juros em mínimos históricos na primeira reunião do ano

A entidade liderada por Mario Draghi decidiu não mexer nas taxas de juro de referência da Zona Euro na primeira reunião de política monetária do ano.

Como era previsível, nada muda na política de juros do Banco Central Europeu (BCE) neste arranque do ano. Na primeira reunião mensal de política monetária de 2019, os governadores dos bancos centrais acordaram não mexer na taxa de juro de referência da Zona Euro que se mantém assim em mínimos históricos. Desde o início do ano, está sim em marcha o fim das compras líquidas de ativos, mantendo-se apenas a política de reinvestimento de juros e títulos que atingem a maturidade.

A taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento continua em 0%, enquanto as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecerão em 0,25% e -0,40%, respetivamente.

“O Conselho do BCE espera que as taxas de juro diretoras do BCE se mantenham nos níveis atuais, pelo menos, até durante o verão de 2019 e, em qualquer caso, enquanto for necessário para assegurar a continuação da convergência sustentada da inflação no sentido de níveis abaixo, mas próximo, de 2% no médio prazo”, afirmou a entidade liderada por Mario Draghi, em comunicado, após o Conselho de Governadores que decorreu esta quinta-feira.

No que respeita às medidas de política monetária não convencionais, depois de concluídas as compras líquidas de ativos em dezembro, o Conselho do BCE diz que “pretende continuar a reinvestir, na totalidade, os pagamentos de capital dos títulos vincendos adquiridos no âmbito do programa de compra de ativos durante um período prolongado após a data em que começará a aumentar as taxas de juro diretoras do BCE e, em qualquer caso, enquanto for necessário para manter condições de liquidez favoráveis e um nível amplo de acomodação monetária”. Vai assim ao encontro daquilo que já tinha anunciado na última reunião de política monetária do ano passado.

Na conferência de imprensa que se segue, às 13h30, Mario Draghi dará mais pormenores sobre a política monetária do BCE.

(Notícia atualizada às 12h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE mantém juros em mínimos históricos na primeira reunião do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião