Uma em cada três empresas planeia deixar o Reino Unido devido ao Brexit

  • Lusa
  • 1 Fevereiro 2019

A sondagem revela que 29% das empresas acreditam que o Brexit supõe um "risco significativo" para as suas operações no Reino Unido. Empresas como a Sony e a Panasonic mudaram para outros países.

Uma em cada três empresas britânicas planeia deixar o Reino Unido ou já o fez devido ao Brexit, de acordo com uma sondagem publicada esta sexta-feira pelo Instituto de Diretores (IoD). A organização, que agrupa diretores de cerca de 30.000 empresas britânicas, afirmou que 29% das empresas acredita que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) supõe um “risco significativo” para as suas operações no país.

Como consequência disto, as empresas decidiram transferir parte das suas operações para outros países ou estão a planear fazê-lo. A sondagem indica que 11% das empresas já se reinstalou, 5% planeia reinstalar-se devido ao Brexit e 13% está a considerar a hipótese “ativamente”.

O processo de saída do bloco comunitário continua sem se concretizar no Parlamento britânico a menos de dois meses da data prevista para se materializar o “divórcio”.

A primeira-ministra, Theresa May, adiantou esta semana que regressará a Bruxelas para tentar renegociar o acordo de saída e concretamente a polémica salvaguarda irlandesa, se bem que a UE continua a afirmar que não reabrirá o documento.

O diretor-geral interino de IoD, Edwin Morgan, sublinhou que “a mudança é uma parte necessária e muitas vezes positiva para fazer negócios, mas a revolta e as crescentes barreiras comerciais que uma saída sem acordo poderia provocar são totalmente improdutivas”.

Grandes empresas, como a Sony ou a Panasonic, já reinstalaram os seus escritórios centrais noutros países europeus, mas o IoD revelou que companhias de menor dimensão pensam seguir os mesmos passos e na última semana aceleraram os planos neste sentido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uma em cada três empresas planeia deixar o Reino Unido devido ao Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião