Continental ajuda jovens a dar primeiros passos na robótica
Em Famalicão está a nascer um Clube de Robótica. A iniciativa da Câmara, que teve o apoio da Continental e da Forave, permite aos jovens do 7º e 8º ano terem contacto com a tecnologia e robótica.
Em Famalicão está a nascer um Clube de Robótica. A iniciativa que partiu da Câmara Municipal tem o apoio de uma das grandes empresas do concelho, a multinacional alemã Continental.
A Continental Mabor está a apoiar a iniciativa, cuja ideia é ajudar os jovens — alunos do 7º e 8º ano da escola EB2,3 de Ribeirão –, a terem o primeiro contacto com as áreas de eletrónica e informática.
O apoio da Continental passa por financiar o Clube de Robótica, através da aquisição dos materiais necessários (kits individuais e coletivos, identificações, etc para a sua criação e desenvolvimento”. A Continental não adianta porém qual o valor do financiamento.
Mas ainda assim abre a porta a iniciativas do género futuras. “A ideia será agora estender este Clube de Robótica a sete agrupamentos de escolas de Famalicão”, adianta a Continental em declarações ao ECO.
A Continental reforça que o “Clube de Robótica é uma iniciativa proposta pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em conjunto com a Forave (escola profissional) e com a Escola de Ribeirão“.
A multinacional alemã, explica que o “objetivo é proporcionar aos alunos inscritos, a oportunidade de terem o primeiro contacto com a robótica, desenvolverem o conhecimento inicial na área de eletrónica e programação, aumentarem a sua curiosidade e motivação para as tecnologias e finalmente poderem criar um robô e participar em competições na área”.
É de resto, a pensar em competição, que os alunos de Ribeirão irão participar no RoboParty, que se realiza entre 7 e 9 de março, em Guimarães. A Roboparty é um evento pedagógico que reúne equipas de 4 pessoas, durante 3 dias e duas noites, para ensinar a construir robôs móveis autónomos.
“Bom exemplo de cooperação virtuosa”, defende Paulo Cunha
Já o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, adianta que “o Clube de Robótica é um bom exemplo de cooperação virtuosa entre uma escola, uma escola profissional e uma empresa“.
Paulo Cunha diz que “uniram-se esforços para os jovens terem acesso a uma área de ação — tecnologia e robótica — de modo a que possam adquirir novos conhecimentos em áreas tão importantes para o futuro”.
O Clube de Robótica é um bom exemplo de cooperação virtuosa entre uma escola, uma escola profissional e uma empresa.
Num concelho onde o tecido industrial tem um peso preponderante, este interesse da autarquia não é desinteressado. “Para nós é muito importante, na medida em que somos um concelho com uma área industrial muito forte e, portanto, é bom ter mão-de-obra que responda às necessidades das empresas do concelho”.
Já sobre o interesse da Continental, Paulo Cunha acrescenta: “a Continental tem uma área de laboração muito forte, precisa de jovens vocacionados e, tem uma responsabilidade social muito forte, não é indiferente ao meio que a envolve, daí ter aderido a este projeto”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Continental ajuda jovens a dar primeiros passos na robótica
{{ noCommentsLabel }}