Mourinho paga dois milhões por fraude fiscal em Espanha

O treinador português aceitou cumprir um ano de pena suspensa, que pode ser substituído, contudo, por uma multa de 180 mil euros. Mas, a somar à prisão, Mourinho terá de pagar dois milhões de euros.

Os crimes de fraude fiscal saíram à luz do dia e agora… saiu a sentença. José Mourinho vai cumprir um ano de prisão pelos crimes cometidos em Espanha, entre 2011 e 2012, enquanto era treinador do Real Madrid. A fraude fiscal vai valer-lhe, ainda, uma multa de cerca de dois milhões de euros, mas se a esta quantia o treinador somar-lhe 180 mil euros então a pena de prisão fica suspensa, avança o El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

O ex-treinador do Real Madrid, que se encontra sem clube desde que saiu do Manchester United, era acusado de fuga aos impostos entre 2011 e 2012, num valor que ascende aos 3,3 milhões de euros. José Mourinho criou a sociedade Koper Sevices S.A. para “tornar fiscalmente opacos os benefícios procedentes dos seus direitos de imagem”.

Antes de 2014, o técnico assinou um contrato que simulava a cessação da exploração dos seus direitos de imagem, que passavam para a sociedade com sede nas Ilhas Virgens. Em 2011 e 2012, já no Real Madrid, Mourinho “não declarou nenhuma quantidade procedente dos direitos de imagem”, originando um prejuízo para as finanças espanholas de aproximadamente 1,6 milhões de euros, em 2011, e de cerca de 1,7 milhões de euros, no ano imediatamente a seguir.

A pena de Mourinho é semelhante à que foi encontrada para o processo de Cristiano Ronaldo e outras figuras do futebol, também acusados de não pagar os impostos que deviam quando atuavam no campeonato espanhol. No caso de Ronaldo, no entanto, a pena suspensa foi superior, estabelecida em dois anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mourinho paga dois milhões por fraude fiscal em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião