Já há vencedor do ‘Law and Technology Award’ da Abreu Advogados

E o prémio vai para... João Marques Pinto,da Faculdade de Direito de Lisboa, que ganha um estágio profissional na Abreu e um prémio de mil euros com um trabalho sobre o controlo da privacidade.

João Marques Pinto é o primeiro vencedor do ‘Law and Technology Award’ da Abreu Advogados, um concurso lançado em 2018 para incentivar o interesse dos estudantes de Direito pela relação entre os temas jurídicos e a tecnologia. O objetivo da iniciativa passa por promover a integração de advogados estagiários na sociedade que estejam preparados para exercer a sua prática no contexto do novo paradigma tecnológico.

O desafio destinava-se a finalistas da licenciatura em Direito e a licenciados a frequentar mestrado. Só bastava que, num trabalho, respondessem à pergunta: “Na era das redes sociais e das grandes empresas tecnológicas, será possível proteger a privacidade?”.

“Estamos a viver tempos de grandes transformações sociais promovidas pelas alterações tecnológicas, pelo que pretendemos dotar as nossas equipas de perfis de pessoas capazes de responder aos desafios que nos são colocados, cada vez mais, pelos nossos clientes. É neste sentido que quisemos começar por procurar quem tivesse este perfil de curiosidade e vontade de ir para além do óbvio”, conta Luís Barreto Xavier, consultor para a inovação da Abreu e um dos membros do júri do concurso, em comunicado enviado à Advocatus.

João Marques Pinto, estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, venceu o prémio com um trabalho que “convida à reflexão sobre o conceito de privacidade e os limites pouco claros da sua aplicação na esfera jurídica”, refere fonte do escritório. O seu tema passou pela importância crescente do controlo da privacidade e a criação de novas regras, e sobre que condições se poderá chegar a um nível perfeito de privacidade.

“Quando lançámos este desafio, ambicionámos captar um perfil como o do João Marques Pinto e estamos muito satisfeitos com a entrega desta distinção”, explica ainda Luís Barreto Xavier. Com a vitória, João Marques Pinto terá acesso a um estágio profissional na Abreu Advogados e a um prémio no valor de mil euros.

O vencedor mostra-se satisfeito com o prémio e conta que “a Abreu Advogados está também de parabéns por ter lançado esta competição tão oportuna para uma temática que, como sabemos, vai definitivamente marcar o futuro da nossa atividade enquanto advogados do século XXI”.

O agora novo estagiário da sociedade fala ainda na necessidade de refletir sobre o papel da tecnologia no dia-a-dia e a sua ligação à privacidade. “Tal como refiro na conclusão do meu trabalho, as novas tecnologias desempenham o mesmo papel que as armas: tanto são um meio de libertação como de coação”, diz, em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há vencedor do ‘Law and Technology Award’ da Abreu Advogados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião