Donald Trump convida Nigel Farage para embaixador britânico nos EUA

  • Ana Luísa Alves
  • 22 Novembro 2016

O futuro presidente norte-americano recomenda Nigel Farage paa embaixador britânico nos EUA. Theresa May, primeira-ministra britânica, já fez saber que não concorda com esta ideia.

Nigel Farage, político britânico, já veio dizer que se sente “honrado” com o convite de Trump para se tornar o próximo embaixador Britânico nos EUA, mas em Downing Street, residência da primeira-ministra, já foi dito que “não há férias”.

Num tweet, que o Telegraph designou como surpreendente, Trump disse aos milhões de seguidores que tem que muita gente gostaria de ver Farage como embaixador britânico nos EUA.

Em resposta, Farage disse à Press Association sentir-se honrado e que já se tinha encontrado com o presidente eleito e que fará de tudo para “tornar positiva a relação entre os EUA e Reino Unido. Theresa May já veio dizer, no entanto, que já existe “um excelente embaixador para os EUA”.

Trump parece estar a quebrar algumas regras protocolares, porque não é normal um presidente sugerir embaixadores de outros países.

Farage cultivou uma relação próxima com Trump, chegou a fazer campanha por ele em agosto, no estado do Mississipi, e foi o primeiro político estrangeiro a visitar o futuro presidente dos EUA, ainda que o resto do mundo estivesse a avaliar as implicações da vitória de Trump.

O político do partido Independente inglês disse que cumprimentou Trump “como um velho amigo” e sugeriu que podia ser o intermediário entre ele e Theresa May, ajudando a estabilizar a relação entre os dois.

A primeira-ministra britânica não partilhou desta ideia e disse que Farage não seria a “terceira pessoa” na relação com os EUA e acrescentou que o parlamento já tem “canais de comunicação estabilizados” com o governo norte-americano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump convida Nigel Farage para embaixador britânico nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião