5 coisas que vão marcar o dia

Como foram as exportações em 2018? Quantos nascimentos em Portugal? Duas perguntas que o INE vai responder esta sexta-feira, dia em que os acionistas da Pharol votam continuidade de Palha da Silva.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) atualiza dados das exportações portuguesas no ano passado. Também vai divulgar as Estatísticas Vitais, com os números de nascimentos, óbitos, casamentos e divórcios em Portugal no ano passado. Além disso, os acionistas da Pharol votam a continuidade de Palha da Silva como presidente da empresa. Lá fora, a primeira-ministra Theresa May vai a Dublin discutir o Brexit com o seu homólogo irlandês, Leo Varadkar

Como vai o motor da economia?

As exportações têm sido um dos motores da economia nacional. Mas os últimos dados apontam para uma quebra das vendas de vens e serviços ao exterior em novembro, devido sobretudo à greve dos estivadores do porto de Setúbal. Agora, o INE atualiza os dados relativos a dezembro e ao conjunto do ano. No conjunto dos primeiros onze meses do ano, as exportações apresentaram um crescimento de 4,9% face ao período janeiro a novembro de 2017.

Acionistas da Pharol decidem continuidade de Palha da Silva

Depois de ter sido suspensa em novembro, prosseguem os trabalhos da assembleia geral extraordinária de acionistas da Pharol. Tem como ponto número um a eleição dos órgãos sociais para os triénio 2018-2020, com destaque para a continuidade de Luís Palha da Silva como presidente do conselho de administração.

Banco Europeu de Investimento presta contas

O Banco Europeu de Investimento divulga a sua atividade financeira e os projetos financiados em Portugal em 2018, incluindo no âmbito do Plano de Investimento para Europa (Plano Juncker). A cerimónia realiza-se num hotel em Lisboa pelas 10h00 e conta com a presença da vice-presidente do BEI, Emma Navarro, responsável por Portugal.

Quantos nascimentos em Portugal? E casamentos?

Quantos nascimentos houve em Portugal no ano passado? Quantos óbitos? E casamentos ou divórcios? O INE divulga as Estatísticas Vitais com dados preliminares relativos a 2018. Há nove anos que Portugal regista um saldo natural negativo. O que dizem os dados do último ano?

May vai a Dublin discutir Brexit

Com a saída do Reino Unido prevista para o final de março, Theresa May continua em negociações com responsáveis europeus para alcançar um novo acordo para o Brexit. É neste âmbito que a primeira-ministra britânica viaja esta sexta-feira a Dublin, na Irlanda, para se encontrar com o seu homólogo irlandês, Leo Varadkar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião