Economia do Reino Unido cresceu ao ritmo mais baixo desde 2012

  • Lusa e Guilherme Monteiro
  • 11 Fevereiro 2019

O Produto Interno Bruto do Reino Unido cresceu 1,4% em 2018, no que é um abrandamento em relação ao ano anterior. No último trimestre do ano expandiu-se apenas 0,2%.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 1,4% em 2018, contra 1,8% em 2017, o ritmo mais baixo desde 2012, informou esta segunda-feira a agência nacional de estatística britânica (ONS nas siglas em inglês).

A ONS (Office for National Statistics) indicou que o PIB se expandiu apenas 0,2% no último trimestre de 2018, menos que o esperado devido ao recuo na construção e da produção industrial, como consequência do processo do Brexit.

Apesar dos números, o ministro britânico do Comércio, Liam Fox, descartou o Brexit como a única justificação para o abrandamento da economia do país. O responsável lembrou, por exemplo, que muitas economias europeias foram também afetadas pela desaceleração do crescimento da economia chinesa.

As declarações foram feitas em Berna, na capital da Suíça, onde o ministro britânico esteve reunido com o ministro suíço da Economia para assinar um acordo comercial de continuidade e garantir, dessa forma, que as relações comerciais entre os dois países se vão manter caso o Reino Unido abandone a União Europeia a 29 de março sem um acordo.

Liam Fox lembrou que cerca de 12% do comércio britânico se faz ao abrigo de acordos de livre comércio estabelecidos pela União Europeia, sendo que a Suíça representa um quinto dessa percentagem.

O ministro britânico do Comércio já anteriormente havia dito que Londres conseguia reverter todos os acordos comerciais atuais que se estabelecem através da União Europeia. No entanto, até agora, conseguiu apenas concluir acordos com o Chile, as Ilhas Faroé e a Suíça.

“Estamos confiantes de que poderemos manter uma proporção muito alta dessa continuidade do comércio. É claro que também é sempre dependente dos outros parceiros que queiram manter essa continuidade”, salientou.

Face aos dados esta segunda-feira conhecidos de desaceleração económica, a libra esterlina depreciou-se 0,4% face ao dólar, para 1,28 dólares, e 0,1% face ao euro, para 1,14 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia do Reino Unido cresceu ao ritmo mais baixo desde 2012

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião