5 coisas que vão marcar o dia

O INE publica os dados relativos à evolução da economia em 2018. O dia ficará também marcado pela greve da Função Pública e pela discussão sobre uma nova comissão de inquérito à Caixa.

Em dia de greve da Função Pública, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar os dados relativos à evolução da economia portuguesa em 2018, assim como os dados da atividade turística, que tem sido um dos principais motores da economia e que apresentou fortes sinais de desaceleração no ano passado. Será também o dia em que o Parlamento vai discutir a constituição de uma nova comissão parlamentar de inquérito à gestão feita na Caixa Geral de Depósitos (CGD). Lá fora, os deputados britânicos voltam a discutir a estratégia para o Brexit.

Como evoluiu a economia em 2018?

O INE publica, esta manhã, os dados relativos à evolução do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018. Os economistas antecipam que a economia portuguesa tenha crescido 2,1% no ano passado, valor que fica abaixo da previsão de 2,3% do Governo. Qualquer um destes valores ficará abaixo do crescimento de 2,8% que foi registado em 2017.

Turismo deverá abrandar

Para além das contas nacionais trimestrais, o INE vai ainda publicar os dados relativos à atividade turística no conjunto do ano passado. Os dados para o período de janeiro a novembro mostram já uma clara desaceleração daquele que tem sido um dos principais motores da economia nacional: o número de hóspedes aumentou apenas 1,6% neste período (quando tinha subido 8,7% entre janeiro e novembro de 2017), enquanto o número de dormidas caiu 0,2% (depois da subida de 7,2% que tinha registado no mesmo período de 2017).

Parlamento discute comissão de inquérito à Caixa

O Parlamento discute, esta tarde, a constituição de uma nova comissão parlamentar de inquérito à gestão que foi feita na Caixa desde o ano de 2000, depois de já ter sido conhecida a auditoria da EY à gestão do banco público entre 2000 e 2015 e de ter sido promulgada uma lei que garante às comissões de inquérito o acesso às informações solicitadas aos bancos. O projeto para a constituição desta nova comissão é apresentado por PS, PSD, Bloco de Esquerda e CDS-PP, pelo que é certo que será aprovado. Esta quinta-feira terá lugar apenas a discussão deste projeto, e não a votação, que só irá decorrer na sexta-feira.

Função Pública em greve

Os funcionários públicos participam numa greve convocada pela Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), a Federação Nacional de Educação (FNE) e a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, em protesto por aumentos salariais para todos os trabalhadores. A greve deverá afetar, sobretudo, os setores da Saúde, Educação, Finanças e autarquias.

Parlamento britânico volta a discutir Brexit

O Parlamento britânico fará um novo debate em torno da estratégia para o Brexit depois de, no mês passado, ter chumbado o acordo alcançado entre Theresa May e a União Europeia para a saída do Reino Unido do espaço comunitário. A primeira-ministra britânica disse que espera levar um novo acordo de volta ao Parlamento “o mais rápido possível”, mas, para já, não há ainda data para uma nova votação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião