Carro novo? Um em cada quatro é comprado a crédito

Em cada quatro carros novos que saíram dos stands de vendas no ano passado, um foi adquirido com recurso a crédito. No total, o crédito financiou a aquisição de cerca de 64 mil carros.

Em Portugal vendem-se cada vez mais carros e o crédito para os adquirir também continua a crescer. Por cada quatro carros novos que saíram dos stands de vendas no ano passado, um foi adquirido com o recurso a crédito, mostram dados do Banco de Portugal. No total, o crédito financiou a aquisição de quase 64 mil carros novos, em 2018.

Dados divulgados pela entidade liderada por Carlos Costa, nesta sexta-feira, mostram que os bancos e as financeiras concederam um total de 1.098 milhões de euros em empréstimos para a compra de carros novos em 2018. Esse montante serviu para financiar a aquisição de 63.769 veículos, tendo em conta o número de contratos de crédito automóvel celebrados.

Tanto o número de contratos celebrados como o montante do crédito concedido com esse propósito cresceram em torno de 6% face ao verificado em 2017.

O balanço de 2018, aponta para que pelo menos um em cada quatro carros vendidos no ano passado em Portugal tenha sido adquirido com recurso ao financiamento da banca ou das financeiras.

Evolução do número de créditos de carros novos

Fonte: Banco de Portugal

Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) apontam para que, em 2018, tenham sido vendidos em Portugal pouco mais de 228 mil carros. Os cerca de 64 mil contratos de crédito automóvel celebrados no ano passado, representam 27,9% das vendas de ligeiros a nível nacional.

Mas o rácio até pode ser mais elevado, já que o número total das vendas de ligeiros incluem tanto as alienações a particulares como a empresas. Considerando as vendas sem rent-a-car, foram comercializados um total de 173 mil veículos no ano passado. Neste caso, o peso dos veículos comprados a crédito sobe para quase 37%, ou seja, mais de um em cada três.

Ser proprietário é cada vez mais valorizado

De forma desagregada, os contratos de crédito com reserva de propriedade continuam a ser a solução preferida pelos portugueses para adquirirem carro. Historicamente, as famílias revelam preferência por contratos em que ficam como proprietários.

Evolução do financiamento de carros novos

Fonte: Banco de Portugal

De acordo com o Banco de Portugal, do total de 63.769 carros novos vendidos com recurso a crédito no ano passado, 51.079 foram através dessa modalidade. Trata-se de um aumento de 10% quando comparado com os 46.436 carros vendidos em 2017.

Tendência contrária observou-se em relação aos contratos de locação financeira e ALD. Foram celebrados 12.690 financiamentos automóvel com essas características, em 2018, 7% aquém dos que tinham sido feitos em 2017.

Mas os contratos de locação financeira e ALD foram aqueles em que os portugueses foram buscar mais financiamento aos bancos e às financeiras. Em média, cada crédito automóvel deste âmbito foi de 29.157 euros. Já cada contrato de crédito automóvel feito com reserva de propriedade tinha um valor médio de financiamento de 14.259 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carro novo? Um em cada quatro é comprado a crédito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião