Presidência do Eurogrupo é “reconhecimento” do trabalho do Governo, diz Centeno

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo defende conquista do espaço político aos populistas que "exploram o espaço da impaciência e da abstenção".

O atual Governo socialista é “obreiro em Portugal” de um “percurso inigualável na Europa” e a presidência do Eurogrupo, hoje exercida pelo ministro português das Finanças, é o “reconhecimento” disso mesmo. Quem o defende é o próprio Mário Centeno, que falou, este sábado, na convenção nacional do PS, a decorrer em Vila Nova de Gaia.

“A economia da Zona Euro cresce há 22 trimestres consecutivos e Portugal cresce mais do que Zona Euro. Foram criados nove milhões de postos de trabalho na Zona Euro e Portugal lidera esse crescimento. O sistema financeiro e os bancos encontram-se mais capitalizados e mais fortes, o que também é verdade em Portugal. A dívida pública prossegue uma trajetória descendente, com níveis mais sustentáveis, e Portugal acompanha todo esse trajeto”, afirmou Mário Centeno.

É perante este cenário que considera que a Europa está a reconhecer o trabalho do Governo português. “O Governo do PS é obreiro, em Portugal, deste percurso inigualável na Europa. A presidência do Eurogrupo que hoje exerço é também o reconhecimento desse trabalho“, frisou o ministro das Finanças.

Centeno aproveitou o discurso para defender também a conquista do espaço político aos populistas. “Não podemos deixar o discurso político para os que apelam ao ressentimento e ao populismo. Os populistas das ideias fáceis e miragens inalcançáveis exploram o espaço da impaciência e da abstenção. Os progressistas da Europa devem fazer de novo suas as causas do crescimento inclusivo e que conta com todos”, sublinhou, acrescentando que “as causas da justiça económica e social são um princípio basilar da Europa e do euro”.

“Está nas nossas mãos seguir o caminho das reformas e da integração que nos trouxe prosperidade. Mas essa prosperidade não é de ontem nem é de hoje, mas dos últimos 50 anos na Europa. Não foi a austeridade que fez a Europa, foi a solidariedade, foi a partilha de sonhos, foram as conquistas sociais. Temos de reiniciar o processo de convergência e o crescimento inclusivo”, referiu ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidência do Eurogrupo é “reconhecimento” do trabalho do Governo, diz Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião