Três novos ministros e oito secretários de Estado tomam posse às 15h00. Veja a lista completa

Duarte Cordeiro entra para o Governo, como secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Os secretários de Estado Pedro Nuno Santos, Nelson de Souza e Mariana Vieira da Silva sobem a ministros.

Já é conhecida a remodelação do Governo, a oito meses das eleições legislativas. Pedro Nuno Santos, Nelson de Souza e Mariana Vieira da Silva serão promovidos a ministros, enquanto o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, entra para o Executivo de António Costa, como secretário de Estado. A informação já foi confirmada pela lista publicada no portal da Presidência da República. A tomada de posse dos novos cargos terá lugar esta segunda-feira às 15h00.

Esta remodelação acontece em vésperas de eleições europeias, que vão tirar do Governo dois nomes: Pedro Marques, que será o cabeça de lista dos socialistas, e Maria Manuel Leitão Marques, que também deverá integrar as listas, ainda que o anúncio oficial ainda não tenha sido feito.

Tal como já era conhecido, Pedro Nuno Santos, até aqui secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e o responsável do lado do Governo pelas negociações com os partidos que suportam a maioria parlamentar, é promovido a ministro. Ficará com a tutela das Infraestruturas, deixada por Pedro Marques, e ganha ainda a pasta da Habitação, até aqui no Ministério do Ambiente e coordenada pela secretária de Estado Ana Pinho.

Nelson de Souza, até agora secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, ficará com a tutela dos fundos comunitários, subindo também a ministro.

Mariana Vieira da Silva, atualmente secretária de Estado adjunta do primeiro-ministro, também será promovida a ministra, passando a ocupar a vaga deixada por Maria Manuel Leitão Marques. Vieira da Silva irá, assim, liderar o Ministério da Presidência e Modernização Administrativa.

Duarte Cordeiro surge como a principal novidade. Até agora vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com os pelouros da Economia e Inovação, Serviços Urbanos e Desporto, entra para o Governo de António Costa como o sucessor de Pedro Nuno Santos, assumindo o cargo de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

Marcelo já nomeou novos ministros

A Presidência da República já publicou, no portal oficial, a lista completa dos novos nomes. São três novos ministros e oito secretários de Estado — mas, dos secretários de Estado, só quatro são novidades no Governo; os restantes já assumiam os mesmos cargos, mas voltam a ser nomeados, uma vez que a área que coordenam muda de Ministério ou de ministro.

“As posses terão lugar amanhã, segunda-feira, 18 de fevereiro, pelas 15h00, no Palácio de Belém”, indica a nota da Presidência.

Esta é a lista completa da remodelação governativa:

  • Mariana Guimarães Vieira da Silva passa a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa;
  • Ângelo Nelson Rosário de Souza passa a ministro do Planeamento;
  • Pedro Nuno de Oliveira Santos é promovido a ministro das Infraestruturas e da Habitação;
  • José Duarte Piteira Rica Silvestre Cordeiro sai da Câmara de Lisboa e entra como secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro e dos Assuntos Parlamentares. É um dos quatro novos secretários de Estado;
  • Tiago Barreto Caldeira Antunes mantém-se como secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, respondendo à ministra da Presidência e da Modernização Administrativa;
  • Luís Filipe Loureiro Goes Pinheiro mantém-se como Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, respondendo também à ministra da Presidência e da Modernização Administrativa;
  • Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro fica como Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, cargo que já assumia, também no Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa;
  • Maria do Céu de Oliveira Antunes Albuquerque, até agora presidente da Câmara Municipal de Abrantes, entra para secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, respondendo ao ministro do Planeamento. É outra das novas secretárias de Estado;
  • Jorge Moreno Delgado, até aqui presidente da Metro do Porto, entra como secretário de Estado das Infraestruturas, no Ministério das Infraestruturas e da Habitação. Também é uma novidade;
  • Alberto Afonso Souto de Miranda, atualmente administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e ainda presidente do conselho de administração do Fundiestamo, assume o cargo de secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, ainda no Ministério das Infraestruturas e da Habitação. É outra das novidades;
  • Ana Cláudia da Costa Pinho mantém-se como secretária de Estado da Habitação, agora no novo Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três novos ministros e oito secretários de Estado tomam posse às 15h00. Veja a lista completa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião