Nova ronda de financiamento de baixo custo aos bancos vai começar a discutida “em breve”, diz economista-chefe do BCE

O economista-chefe da instituição, Peter Praet, afirmou que o início do debate não significa que qualquer decisão seja tomada e alertou que a última ronda de TLTRO foi "extremamente generosa".

O Banco Central Europeu (BCE) irá “muito proximamente” começar a discutir uma nova ronda de empréstimos de baixos custos aos bancos da Zona Euro, afirmou o economista-chefe da instituição, esta quarta-feira. Peter Praet reforçou aquela que é a expectativa do mercado: que o BCE lance uma nova operação de refinanciamento de longo prazo (TLTRO).

“A discussão irá começar muito proximamente no Conselho de Governadores”, afirmou Praet, numa apresentação do outlook económico em Frankfurt, citado pela agência Reuters. “Não significa que tomemos decisões para já”.

O BCE começou, no início desde ano, mudanças no curso da política monetária da Zona Euro, pondo fim à compra líquida de dívida pública e privada, no âmbito do programa de estímulos. Passou para uma nova fase em que se limita a reinvestir títulos que atingem as maturidades e os juros que recebe. Vários analistas já tinham apontado a possibilidade de o BCE voltar a recorrer aos TLTRO, um instrumento já utilizado durante a crise para assegurar liquidez na banca.

Além de Praet, também o membro do Conselho do BCE Benoit Coeure (que é responsável por operações de mercado como o programa de compra de obrigações) disse, na semana passada, que o BCE tem instrumentos para combater a desaceleração económica e poderá ainda criar novas soluções.

O economista-chefe do BCE reforçou a expectativa, mas também refreou o entusiasmo com a hipótese. “Penso que é importante que haja transparência para o setor da banca, mas não necessariamente nos parâmetros dos TLTRO porque são muito complicados”, afirmou, acrescentando que as linhas deste tipo de financiamento que atingem a maturidade no próximo ano foram “extremamente generosas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova ronda de financiamento de baixo custo aos bancos vai começar a discutida “em breve”, diz economista-chefe do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião