BCE arranca com inquéritos sobre expetativas de política monetária

  • Lusa
  • 30 Janeiro 2019

Similar aos que fazem outros bancos centrais, o BCE vai realizar inquéritos ao mercado, bancos e outros intervenientes, que serão feito oito vezes por ano e publicados a partir de 2020.

O Banco Central Europeu (BCE) vai realizar um inquérito ao mercado, bancos e outros intervenientes sobre as expectativas que têm sobre o futuro da sua política monetária.

O BCE informou esta quarta-feira que o inquérito, similar aos que fazem outros bancos centrais, será feito oito vezes por ano, coincidindo com as reuniões de política monetária do Conselho de Governadores do BCE. O projeto-piloto vai começar em abril de 2019 com o primeiro inquérito antes da reunião do conselho de Governadores.

Contudo, os resultados serão publicados depois da realização do projeto-piloto, que inclui sete inquéritos. Assim, o BCE só publicará os inquéritos a partir de 2020 depois das reuniões do Conselho de Governadores, prevendo-se que primeira publicação ocorra provavelmente depois da reunião de março de 2020. Durante a fase piloto, o pessoal do BCE supervisionará a qualidade e realizará melhorias no questionário, que permanecerá no tempo.

O inquérito de analistas monetários (Survey of Monetary Analysts SMA) é um exercício a nível do pessoal do BCE em que o Conselho de Governadores não participa. O objetivo é “recolher informação ampla, estruturada e sistemática das expectativas dos participantes do mercado da evolução futura dos parâmetros chave de política monetária”, segundo o BCE.

As perguntas cobrirão medidas de política monetária convencionais, como os movimentos das taxas, e não convencionais, como o programa de compra de dívida e o tamanho do balanço. Mesmo assim, incluirão alguns elementos de questões macroeconómicos.

O BCE vai selecionar os inquiridos da lista de bancos e instituições financeiras que participam nos grupos de contacto do mercado. Os critérios de seleção incluem a relevância para o mercado, a representatividade geográfica, o compromisso de participar regularmente em inquéritos posteriores e se a instituição é ativa nas áreas de atividade que cobre o inquérito. A Reserva Federal (Fed) e o Banco de Inglaterra (BoE) realizam inquéritos similares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE arranca com inquéritos sobre expetativas de política monetária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião