Receitas turísticas batem novo recorde. Mas desde 2013 que não cresciam tão pouco

As receitas turísticas ultrapassaram os 16,6 mil milhões de euros no ano passado, mas, à semelhança de outros indicadores do setor, já dão sinais de abrandamento.

As receitas turísticas voltaram a aumentar e bateram um novo recorde no final de 2018, ultrapassando os 16,6 mil milhões de euros. Contudo, este indicador do turismo, que é aquele que tem registado as taxas de crescimento mais expressivas do setor, também já dá sinais de abrandamento e registou, no ano passado, a menor subida desde 2013.

Os dados foram divulgados, esta quarta-feira, pelo Banco de Portugal. A instituição dá conta de que as receitas turísticas totalizaram 16.613.980.000 euros no ano passado. Desde 2010 que este indicador cresce ininterruptamente todos os anos e 2018 não foi exceção, mas o crescimento a dois dígitos já não foi alcançado. As receitas turísticas aumentaram em 9,64% no ano passado, o que representa a a subida menos expressiva desde 2013, ano em que as receitas turísticas tinham aumentado em torno de 7%.

O abrandamento que tem feito sentir-se no setor do turismo também se faz notar, assim, nos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal. No ano passado, os estabelecimentos hoteleiros nacionais receberam mais de 21 milhões de hóspedes, uma subida de 1,7%, que responderam por 57,6 milhões de dormidas, o que representa uma variação nula. É a queda de 2% das dormidas de residentes no estrangeiro que justifica este movimento, já que as dormidas dos residentes em Portugal aumentaram 5% no ano passado.

Mesmo assim, os dados divulgados esta quarta-feira permitem concluir que os turistas estrangeiros gastaram uma média de 45,5 milhões de euros por dia em Portugal. Cada um dos mais de 12,7 milhões de turistas estrangeiros que passaram por cá gastou uma média de 1.301 euros durante a sua estadia.

Por outro lado, os gastos dos turistas portugueses no estrangeiro ultrapassaram os 4,7 mil milhões de euros, uma subida de 9,6% face ao ano de 2017. Feitas as contas, o saldo da balança turística totalizou os 11,9 mil milhões de euros, o que corresponde a uma subida de 8,6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Receitas turísticas batem novo recorde. Mas desde 2013 que não cresciam tão pouco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião