Fed paciente com os juros. Vê riscos para a economia
A Fed não mexeu nos juros na primeira reunião do ano. E, tendo em conta os riscos para a economia, vai ser paciente relativamente a novas subidas da taxa diretora dos EUA.
A Fed não mexeu nos juros na primeira reunião do ano. Depois de várias subidas, com Donald Trump a criticar a decisão do banco central liderado por Jerome Powell, a autoridade monetária fez uma pausa de forma a avaliar os riscos que a economia norte-americana enfrenta. Promete, de acordo com as minutas dessa reunião, ser paciente relativamente a novas subidas da taxa diretora.
“Muitos dos membros [da Fed] sugerem que não é ainda claro que ajustes à taxa de juro podem ser apropriados no final deste ano”, referem as minutas da reunião em que a taxa de referência ficou inalterada entre 2,25% e 2,5%, citadas pela Reuters. Na Zona Euro, a taxa do BCE está em 0%.
Não identificam, por agora, qualquer risco em manter a taxa neste nível, procurando avaliar o impacto do abrandamento da maior economia do mundo. Ou seja, num contexto de guerra comercial com a China, que está a travar o crescimento dos EUA, a Fed admite continuar a ser paciente.
“Vários dos membros argumentaram que um aumento da taxa diretora poderá ser necessário apenas se a inflação vier a superar as expectativas”, acrescentam as minutas.
(Notícia atualizada às 20h15 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fed paciente com os juros. Vê riscos para a economia
{{ noCommentsLabel }}