BdP já encaixou 29,5 milhões dos lucros do BCE. Falta receber 9,5 milhões

O Banco Central Europeu já atribuiu parte dos dividendos, referentes aos resultados do ano passado, aos bancos centrais nacionais. No total, a instituição lucrou 1.575 milhões de euros.

O Banco de Portugal vai encaixar um total de 39 milhões de euros em dividendos entregues pelo Banco Central Europeu (BCE). A instituição liderada por Mario Draghi já distribuiu a maior parte dos lucros aos bancos centrais nacionais dos vários países da Zona Euro, incluindo o português, e entrega o remanescente esta sexta-feira.

Os lucros do BCE atingiram os 1.575 milhões de euros, devido principalmente ao rendimento líquido mais elevado da carteira de ativos denominados em dólares dos Estados Unidos e da carteira de títulos adquiridos ao abrigo do programa de compra de ativos, segundo dados divulgados esta quinta-feira. O banco central decidiu, tal como no passado, distribuir 100% dos resultados líquidos.

A distribuição é feita consoante a chave de capital, que determina o peso de cada Estado Membro face ao total da população e produto interno bruto (PIB) da União Europeia. No caso de Portugal, a chave do Eurossistema foi, ao longo do ano passado, 2,477%. Apesar de esta ter sido atualizada no final do ano passado para 2,351%, os lucros são referentes a 2018 pelo que se aplica a métrica anterior, como confirmou fonte oficial do BCE ao ECO.

Assim, o montante que a instituição liderada por Carlos Costa vai receber este ano ascende a 39 milhões de euros, o que representa um aumento de 7,4 milhões de euros que no ano passado. O BCE decidiu efetuar a distribuição em duas fases, tendo confirmado ao ECO já foi paga a maior parte, ou seja, 29,5 milhões de euros. Esta sexta-feira, o Banco de Portugal recebe os restantes 9,5 milhões de euros.

O próprio Banco de Portugal também remunera o acionista Estado. No ano passado, entregou dividendos recorde no valor de 525 milhões de euros relativos ao exercício de 2017, um montante 50% superior ao que havia dado um ano antes. Este ano, o Governo espera receber também cerca de 500 milhões de euros, segundo as estimativas inscritas no Orçamento do Estado para 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BdP já encaixou 29,5 milhões dos lucros do BCE. Falta receber 9,5 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião