“Portugal abre todas as janelas ao investimento estrangeiro”, escreve o espanhol ABC

  • ECO
  • 22 Fevereiro 2019

O jornal alerta que os novos regulamentos em Portugal são muitos atrativos para os investidores estrangeiros e podem vir a "roubar" investimento do mercado espanhol.

A aprovação da lei das sociedades de investimento e gestão imobiliária (SIGI) está a ser vista em Espanha como um importante passo de abertura ao investimento internacional. O jornal espanhol ABC escreve esta sexta-feira na edição impressa que “Portugal abre todas as janelas ao investimento internacional”.

“Enquanto em Espanha se discute a tributação das SOCIMI [Sociedade Anónima Cotizada de Inversión en el Mercado Inmobiliario, na sigla em espanhol], o país vizinho aprovou uma lei vantajosa para esses instrumentos”, refere o jornal.

O instrumento é já comum em Espanha e tornou-se possível, no início deste mês, também em Portugal. No entanto, há diferenças entre os dois países. Enquanto Portugal vai aplica um imposto de apenas 10% como forma de incentivo, o Executivo espanhol de Pedro Sanchez foi pressionado pelo partido Unidos Podemos a aplicar limites fiscais. Assim, o jornal escreve que os novos regulamentos em Portugal são muitos atrativos para os investidores estrangeiros e podem vir a “roubar” investimento do mercado espanhol.

Esta não é a primeira que se fala em Espanha da possível concorrência de SIGI portuguesas. No final de janeiro, logo após o anúncio de que a lei iria entrar em vigor em Portugal, também o jornal Cinco Días escreveu que os investidores espanhóis temem que os investimentos passem para terras lusas.

“Portugal aparece com um mercado muito dinâmico e muito na moda. Espanha está a voltar para trás”, afirmou Hugo Santos Ferreira, vice-presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), em declarações ao Cinco Días.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Portugal abre todas as janelas ao investimento estrangeiro”, escreve o espanhol ABC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião