Portugal entre países da UE com mais deputadas e mulheres no Governo
Portugal está entre os países da UE com mais deputadas no Parlamento e mais mulheres no Governo. Em nenhum país europeu, há mais mulheres do que homens nesses órgãos.
Ainda que o número de deputados se mantenha superior ao número deputadas nos vários parlamentos dos Estados-membros da União Europeia, desde 2003 que a fatia de mulheres a ocupar estes cargos tem vindo a aumentar. De acordo com o Eurostat, no último ano, 30% dos assentos parlamentares eram ocupados por deputadas, valor que compara com os 21% registados em 2003. Na tabela dos países com mais mulheres no Parlamento, Portugal aparece em quinto lugar.
“As mulheres ocuparam 30% dos assentos nos parlamentos nacionais na União Europeia em 2018. Esta percentagem aumentou desde 2003, altura em que as deputadas eram cerca de um quinto (21%) dos membros dos parlamentos nacionais”, explica o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, referindo ainda que atualmente nenhum Estado-membro tem mais deputadas do que deputados.
No pódio dos países europeus com uma distribuição mais equilibrada, aparecem a Suécia (com 47% dos assentos parlamentos ocupados por mulheres), a Finlândia (42%), a Bélgica e a Espanha, que partilham o terceiro lugar com 40%. O Eurostat realça também que um “número significativo” de assentos são ocupados por deputadas na Áustria (37%), na Dinamarca e em Portugal (36%) e em Itália (35%).
“No polo oposto desse espetro, as mulheres constituem menos de um quinto dos membros dos parlamentos nacionais da Hungria (13%), Malta (15%), Chipre e Grécia (18%) e Roménia (20%)”, realça ainda o gabinete de estatísticas.
Portugal entre os países com mais mulheres no Governo
Também no que diz respeito aos membros do Executivo, Portugal está entre os países que têm uma distribuição mais equilibrada com 36,1% dos cargos governamentais a serem assumidos por mulheres.
No total da União Europeia, as mulheres ocupavam em média, no ano passado, 30% desses lugares, valor que compara com os 23% registados em 2003. “Em 2018, a maior percentagem de membros do Governo mulheres foi registada em Espanha e na Suécia (52%), seguidos de França (49%), Holanda (42%) e Dinamarca (41%)”, explica o Eurostat, esta quarta-feira. Portugal aparece um pouco mais abaixo, na nona posição da tabela.
Na base desse ranking, estão mais uma vez a Hungria (7%), Malta (12%) e Chipre (17%), bem como Itália e Polónia (17%).
“O número de presidentes mulheres e primeiras-ministras nos países da UE aumentou entre 2003 e 2018. Em 2018, havia três chefes de Governo mulheres (11%) enquanto em 2003 não havia nenhuma“, remata o gabinete de estatísticas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal entre países da UE com mais deputadas e mulheres no Governo
{{ noCommentsLabel }}