Segurança Social pede esclarecimento ao Fisco sobre IRS de pensões em atraso
A decisão do Instituto de Segurança Social vem no seguimento dos alertas da Provedora de Justiça, sobre os pensionistas penalizados pelo atraso de pagamentos.
A acumulação dos pagamentos de prestações das pensões em atraso prejudica alguns pensionistas nos descontos no IRS, que com o valor acrescido sobem de escalão. Esta situação motivou o Instituto de Segurança Social (ISS) a fazer um pedido de esclarecimento à Autoridade Tributária, escreve o Dinheiro Vivo (acesso livre).
Esta decisão vem no seguimento das declarações da Provedora de Justiça, que alertou que “os atrasos imensos na Segurança Social levam a crer que este problema, que há dez anos que motiva queixas do Provedor de Justiça, se irá avolumar nos anos mais próximos“, numa conferência no mês passado.
“Estamos a falar de pessoas que se queixam – porque só pessoas economicamente vulneráveis, para quem a isenção do IRS transformada subitamente em escalão pelo recebimento de créditos atrasados, traz consequências particularmente nefastas”, explicou Maria Lúcia Amaral. Face aos alertas da Provedora, o ISS decidiu avançar com uma “aclaração” junto do Fisco.
Tendo em conta esta situação, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social relembrou ainda que está “em curso um plano de recuperação das pendências nesta área”. Os atrasos na atribuição de pensões é um problema que tem ganho mais expressão, alertou também a Provedora, e que o Governo justifica com a falta de funcionários, razão pela qual abriu já um concurso para contratar mais trabalhadores para o ISS.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Segurança Social pede esclarecimento ao Fisco sobre IRS de pensões em atraso
{{ noCommentsLabel }}