Portugal abaixo da média da UE na despesa com proteção social dos cidadãos
Portugal está abaixo da média da União Europeia (UE) no que toca à aplicação da riqueza gerada no país com a proteção social dos cidadãos. Mas gasta mais do que Espanha.
Portugal está abaixo da média da União Europeia (UE) na despesa pública com a proteção social dos cidadãos em percentagem do PIB. A conclusão faz parte de uma informação estatística divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat.
Em 2017, 45,8% da riqueza gerada na UE serviu para fazer face a despesa pública, indica o instituto. A percentagem tem caído desde 2012, altura em que se fixou em 48,9% do PIB da UE.
A Segurança Social representa a fatia de leão da despesa pública dos Estados-membros. No bloco, a Finlândia é o país que gasta mais em proteção social, enquanto a Irlanda é o que gasta menos.
Portugal, apesar de estar na primeira metade em termos de gastos, encontra-se abaixo da média da UE, atrás do Luxemburgo e acima de Espanha. No total, são 19 os países que têm gastos inferiores à média europeia com a Segurança Social.
A segunda rubrica de despesa pública com maior peso na UE é a Saúde. Pesa 7% no PIB da UE. Seguem-se os serviços públicos em geral (como diplomacia e transações de dívida), com 5,8%. Já a educação pesa 4,6%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal abaixo da média da UE na despesa com proteção social dos cidadãos
{{ noCommentsLabel }}