Cotadas do PSI-20 vão entregar mais lucros aos acionistas

  • ECO
  • 18 Março 2019

O valor dos dividendos manteve-se estável face ao ano passado, mas os lucros foram mais baixos. Assim, aumenta a proporção dos resultados que será utilizada para remunerar os acionistas.

As cotadas do PSI-20 estão mais generosas na remuneração aos acionistas. Apesar de os lucros das 17 cotadas que pagam dividendos terem recuado, o montante que será entregue este ano (relativamente ao exercício de 2018) manteve-se estável face ao ano anterior, segundo mostram as contas do Jornal de Negócios (acesso pago). O payout será maior.

Serão entregues aos acionistas da bolsa de Lisboa um total de 2.408 milhões de euros, mais 0,3% que no ano anterior. No entanto, os lucros caíram 3% para um total de 3.486 milhões de euros, de acordo com o Negócios. A remuneração dos acionistas vai atingir 69% dos lucros registados, um payout que compara com os anteriores 67%.

Os dividendos superiores a 2,4 mil milhões de euros correspondem a uma rendibilidade de 4,1%, tendo por base a capitalização bolsista das 17 cotadas, atualmente nos 59,2 mil milhões de euros. O número de empresas que aumentou o dividendo também subiu e há seis empresas com um dividend yield (rácio compara quanto a empresa vai pagar no dividendo com o preço da ação) acima da média de 6%.

Na hora de remunerar os acionistas, Portugal fica acima da generalidade dos países e é bi-campeão do campeonato europeu dos dividendos pelo segundo ano consecutivo. A Allianz Global Investors põe as empresas portuguesas no pódio dos melhores dividendos da Europa e, a nível mundial, em segundo lugar, ficando apenas atrás da Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cotadas do PSI-20 vão entregar mais lucros aos acionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião