Wall Street avança de olho na Fed. Boeing e Facebook caem

Os três principais índices bolsistas dos EUA fecharam a primeira sessão da semana em alta, impulsionados pela setor financeiro, mas com a Boeing e o Facebook a sobressaírem pela negativa.

As ações norte-americanas encerraram a primeira sessão da semana em alta, apesar de nova queda dos títulos da Boeing e do Facebook. Os investidores aguardam com expectativa a reunião da Reserva Federal (Fed) dos EUA que se realiza esta semanas e em que esperam que a instituição liderada por Jerome Powell reitere o compromisso de ser “paciente” com a política monetária.

O S&P 500 avançou 0,37%, para os 2.833,06 pontos, dando seguimento ao melhor registo semanal registado desde novembro. Por sua vez, o Dow Jones somou 0,25%, para os 25.914,71 pontos, enquanto o Nasdaq ganhou 0,34%, para os 7.714,42 pontos, ambos também a recuperar.

Dos 11 principais setores do índice que agrega as 500 maiores capitalizações bolsistas dos EUA, seis registaram perdas, enquanto as energéticas e as financeiras sobressaíram pela positiva.

Na banca, o Goldman Sachs e o Citigroup sobressaíram com ganhos de 2% e 1%, respetivamente, perante as notícias a dar conta que ambos estão a ajudar o Deutsche Bank e o Commerzbank a uma potencial fusão avaliada em mais de 28 mil milhões de dólares (em torno de 25 mil milhões de euros).

O desempenho positivo dos principais índices norte-americanas acontece no dia anterior ao arranque da reunião de dois dias da Fed, ocasião em que os investidores antecipam que o banco central reforce sua abordagem “paciente” em relação a novas subidas nas taxas de juros.

“O que quer que a Fed diga pode mover o mercado”, afirmou Peter Tuz, presidente do Chase Investment Counsel, citado pela Reuters. “Achamos que (a Fed está) em espera por enquanto”, acrescentou o mesmo especialista.

O desempenho positivo do Dow Jones só não foi mais alargado em resultado do regresso às perdas por parte da Boeing. As ações da gigante norte-americana da aviação perderam 1,8%. Quedas que ocorrem depois de as autoridades da Etiópia terem analisado a caixa negra do avião que se despenhou na semana passada e terem encontrado “claras semelhanças” entre este acidente e outro que ocorreu em outubro com uma aeronave da Lion Air.

No vermelho também terminaram os títulos do Facebook, travando ganhos mais acentuados do S&P 500. As ações da rede social deslizaram em torno de 3,5%, depois de o vice-presidente da Comissão Europeia ter dito que “a dada altura, teremos que regular” as grandes empresas de tecnologia e de media social para proteger os cidadãos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street avança de olho na Fed. Boeing e Facebook caem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião