OutSystems puxa pelos resultados da Sonaecom. Empresa lucra 70 milhões

A Sonaecom fechou 2018 com lucros de quase 70 milhões de euros, um resultado impulsionado pela ronda de financiamento da OutSystems.

A Sonaecom registou lucros de 69,9 milhões de euros em 2018, “significativamente acima” do resultado líquido de 22,9 milhões de euros obtido em 2017. Os resultados foram impulsionados pela ronda de financiamento da OutSystems, que contribuiu em 57,8 milhões de euros para o free cash flow da companhia, que se fixou em 38 milhões de euros.

“Como participante no Fundo FCR – Armilar Venture Partners II e como resultado da última ronda de financiamento da OutSystems, a área de Tecnologia recebeu, em junho, uma distribuição de capital de 57,8 milhões de euros”, indica a Sonaecom na demonstração de resultados. A OutSystems anunciou em junho de 2018 uma ronda de capital de 360 milhões de dólares.

Também o bom desempenho da Nos contribuiu de forma significativa para os resultados da Sonaecom. “O EBITDA [lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] total atingiu 35,5 milhões de euros, justificado essencialmente pelo contributo da ZOPT que, por sua vez, depende do resultado líquido da Nos”, refere a empresa liderada por Cláudia Azevedo. A Sonaecom detém metade da ZOPT que, por sua vez, detém 52,15% da operadora liderada por Miguel Almeida.

Com um portefólio tecnológico maior, fruto de “14 investimentos” na área da tecnologia, a empresa também viu o volume de negócios anual subir, numa base comparável, mais de 21%, para 169,1 milhões de euros. A empresa refere ainda que a “área de media” deu um contributo “positivo” para a subida das receitas, numa altura em que o jornal Público viu as receitas aumentarem 4% em 2018, graças às subscrições digitais.

Em sentido inverso, as despesas aumentaram e penalizaram os lucros. Os custos operacionais subiram 19,4%, para 169,4 milhões de euros. Os custos comerciais foram os que mais pesaram nesta rubrica, na ordem dos 66 milhões de euros, uma subida de mais de 35% face a 2017.

(Notícia atualizada às 18h33 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OutSystems puxa pelos resultados da Sonaecom. Empresa lucra 70 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião