Revista de imprensa internacional

A fusão entre o  Deutsche Bank e o Commerzbank poderá levar o BCE a levantar alguns obstáculos à operação. Já em Espanha, a Iberdrola planeia instalar na zona da Estremadura um parque de renováveis.

A fusão entre o Deutsche Bank e o seu rival Commerzbank poderá levar o Banco Central Europeu a levantar alguns obstáculos à operação. Já em Espanha, a Iberdrola planeia instalar na zona da Estremadura espanhola um parque de energias renováveis, que deverá ter o dobro da potência da central nuclear de Almaraz. No caos político britânico, provocado pelo Brexit, há novidades. Theresa May deverá, agora, pedir formalmente ao Conselho Europeu o adiamento do prazo estabelecido anteriormente para a concretização da saída do Reino Unido da União Europeia.

Financial Times

Enquanto Deutsche e Commerzbank negoceiam fusão, BCE critica “campeões nacionais”

O líder da supervisão financeira da Zona Euro criticou a possível criação de bancos que funcionem como campeões nacionais para competir com rivais globais. “Não me agrada particularmente a ideia de campeões nacionais ou campeões europeus. Especialmente na posição de supervisor, não se deve promover qualquer resultado estrutural em particular”, afirmou o recém-eleito chairman do Mecanismo Único de Supervisão (MUS), Andrea Enria. Apesar de não explicar qual será a posição do Banco Central Europeu (BCE) sobre a fusão entre os gigantes alemães Deutsche Bank e Commerzbank, sinalizou que a instituição europeia poderá levantar obstáculos à operação.

Leia a notícia completa em Finance Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

El País

Iberdrola vai instalar parques de energias renováveis na Estremadura espanhola

A central nuclear de Almaraz deve ser desativada até 2028, mas, ainda muito antes disso, a Iberdrola já tenciona ter mais do dobro da potência que retira desta infraestrutura em energias renováveis. O objetivo é instalar na região da Estremadura espanhola dois mil megawatts (MW) de potência solar fotovoltaica e eólica até 2022, colocando esta comunidade espanhola no centro da estratégia da empresa para as energias renováveis na Europa.

Leia a notícia completa em El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

The Guardian

Comércio online faz crescer venda de produtos falsificados

O rápido aumento de mercadorias falsificadas vendidas em todo o mundo atingiu os 590 mil milhões de dólares. Os número constam de um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que diz que é a ascensão de plataformas de comércio online que está a potenciar a comercialização de produtos falsos. Em 2016, as imitações de malas e relógios de marcas de luxo representaram mais de 3% do total do comércio internacional.

Leia a notícia completa em The Guardian (acesso pago, conteúdo em inglês).

El Economista

Theresa May vai avançar com pedido formal à UE para atrasar Brexit

A primeira-ministra britânica vai escrever ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ainda esta terça-feira ou, no limite, na quarta-feira. De acordo com o secretário de Estado para o Brexit, Kwasi Kwarteng, Theresa May irá pedir oficialmente a extensão do Artigo 50.º, ou seja, um adiamento da data de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), que estava prevista para o dia 29 de março. Kwarteng admitiu que é “altamente provável e esperado que o Conselho Europeu peça um objetivo claro para qualquer extensão, sobretudo para determinar a sua duração”, sendo que a aprovação de uma extensão tem de ser por unanimidade.

Leia a notícia em El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Tech Crunch

SEC está a apertar o cerco a Elon Musk

Elon Musk, CEO da Tesla, continua nas malhas da Securities and Exchange Commission (SEC). O regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos da América (EUA) está, agora, a reforçar a busca por provas da violação, por parte de Musk, do acordo alcançado entre a SEC e a fabricante de carros elétricos. Em causa está um acordo celebrado entre Elon Musk e a Tesla, no ano passado, que proíbe a divulgação de informações confidenciais. Recorde-se que a SEC acusou o CEO da Tesla, por este ter divulgado informações relevantes sobre a empresa em tweets que publicou na sua rede social.

Leia a notícia completa em Tech Crunch (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião