Galp trava bolsa portuguesa. Pharol continua a brilhar

As principais praças europeias estão no vermelho. Em Lisboa, retalho e banca tentam compensar a queda da Galp Energia.

Lisboa segue a tendência de perdas nas principais praças europeias, com o PSI-20 a perder 0,07% para 5.296,60 pontos. A Galp Energia penaliza o índice, enquanto o BCP trava as perdas. Após o disparo de 15% na última sessão, a Pharol continua em alta.

Os títulos da petrolífera tombam 1,09% para 14,56 euros, numa altura em que o futuro do mercado petrolífero continua a estar em destaque. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) garantiu que irá manter o acordo de cortes de produção, mas fez alertas sobre o impacto da desaceleração do crescimento económico. O Brent negociado em Londres sobe 0,27% para 67,79 dólares e o crude WTI de Nova Iorque avança 0,1% para 59,09 dólares.

Também em baixa no PSI-20 segue o grupo EDP, com a casa-mãe a deslizar 0,09% e a eólica a ceder 0,23%. No papel, a Altri perde 0,55%, a Semapa 0,53% e a Navigator 0,32%.

Em sentido contrário, o BCP trava as perdas, a avançar 0,35% para 0,23 euros por ação. No retalho, tanto a Jerónimo Martins como a Sonae ganham 0,52%.

A Pharol volta a ser a cotada que mais sobe. Já na última sessão a empresa beneficiou dos fortes ganhos da operadora Oi — detida pela Pharol em 5,1% — bolsa de São Paulo, que, por sua vez, ultrapassou a barreira dos 100.000 pontos e renovou máximos históricos. Esta quarta-feira, os títulos da companhia portuguesa valorizam 4,15% para 0,215 euros.

“Na pré-abertura, os índices do Velho Continente apresentavam algumas perdas. A sessão será dividida em duas partes. Durante a manhã, os investidores deverão reagir aos resultados de duas empresas particularmente sensíveis ao comércio mundial e à economia chinesa (Hermés e BMW). Posteriormente, a aproximação da reunião da Reserva Federal dos EUA deverá gerar uma postura expectante entre os investidores europeus, o que se traduzirá num menor volume transacionado”, referem os analistas do BPI, numa nota de abertura do mercado.

Entre os principais índices, o pan-europeu Stoxx 600 perde 0,16%, o alemão DAX recua 0,71%, o francês CAC 40 desvaloriza 0,15%, o espanhol IBEX 35 cede 0,23% e o italiano FTSE MIB recua 0,33%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp trava bolsa portuguesa. Pharol continua a brilhar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião