Compras em Portugal ajudam Abanca a sair do “lixo”
A Fitch subiu em um nível o rating que atribui ao Abanca, colocando-o em grau de investimento. A compra do Deutsche Bank em Portugal e a aquisição do Banco Caixa ajudaram à decisão.
O Abanca já não é “lixo” para a Fitch. A agência de notação financeira subiu em um nível o rating que atribui ao banco espanhol, colocando-o em grau de investimento. A Fitch justifica a decisão com a melhoria da qualidade dos ativos do Abanca, dando nota positiva às recentes aquisições em Portugal. Em causa está a compra da atividade do Deutsche Bank no mercado nacional e a aquisição do Banco Caixa Geral à Caixa Geral de Depósitos.
A Fitch elevou em um nível o rating de longo prazo do Abanca, de BB+ para BBB-, o que situa a entidade financeira na categoria de grau de investimento.
“A geração de receitas melhorou estruturalmente, impulsionada pelo crescimento do crédito e pelo maior volume de produtos fora do balanço” explica a agência de rating norte-americana.
Em comunicado divulgado pelo Abanca, é contextualizado que a melhoria do rating pela Fitch se baseou ainda na melhoria da qualidade dos ativos, na sólida posição de capital e liquidez da instituição financeira e no fortalecimento da sua franquia. Classifica ainda de forma positiva as recentes aquisições do Deutsche Bank Portugal e do Banco Caixa Geral, na medida em que contribuíram para diversificar e reforçar a capacidade de geração de receitas.
Foi há um ano que o Abanca adquiriu o negócio de retalho do Deutsche Bank em Portugal, visando assim incrementar a sua presença no território nacional na altura representada por quatro balcões. Na altura, revelava ainda ser um dos interessados na corrida para ficar com o banco espanhol da CGD — o Banco Caixa — negócio que acabou por fechar já no final de 2018.
À subida do rating pela Fitch Ratings, conhecida nesta terça-feira, junta-se ainda a melhoria na avaliação das obrigações hipotecárias anunciada na segunda-feira pela Standard & Poor’s.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Compras em Portugal ajudam Abanca a sair do “lixo”
{{ noCommentsLabel }}