Theresa May vai pedir à União Europeia “curto adiamento” do Brexit

A primeira-ministra britânica deverá enviar, ainda esta quarta-feira, um pedido formal de adiamento do Brexit. Esse adiamento deverá ser por apenas três meses.

A primeira-ministra britânica deverá, ainda esta quarta-feira, pedir formalmente a extensão do Artigo 50.º, que dita o adiamento do Brexit. Theresa May estará à procura apenas de “um curto adiamento”, uma margem três meses, para poder renegociar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Downing Street confirmou esta manhã que a primeira-ministra britânica não está à procura de um longo adiamento, sobretudo perante as ameaças dos eurocéticos de que podem deixar o cargo caso o Brexit seja adiado indefinidamente, avança o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês). A concretizar-se o adiamento, o Brexit volta a estar nos calendários uns meses depois, em junho.

Ainda hoje, a primeira-ministra Theresa May vai enviar uma carta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, com o objetivo de fazer um pedido formal do adiamento do processo de saída do Reino Unido da UE. A decisão do curto adiamento, que poderá ser até ao dia 30 de junho, afasta, assim, o risco de uma rebelião dos ministros eurocéticos. De acordo com o Financial Times, em Bruxelas, chegou-se a falar num adiamento que ultrapassava os nove meses.

Michael Barnier, negociador-chefe para a saída do Reino Unido da UE, já tinha feito um aviso a May: o atraso do prazo definido para o Brexit (29 de março) teria de ser justificado com um “plano concreto” para acabar com o impasse. Já Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, afirma que será muito difícil tomar uma decisão sobre o Brexit ainda esta semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Theresa May vai pedir à União Europeia “curto adiamento” do Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião