Sonae Sierra lucra 110 milhões. Vai continuar expansão internacional

Empresa vendeu cerca de 600 milhões de euros em centros comerciais no ano passado, "com ganhos significativos". O portefólio europeu aumentou 2,1%, com Espanha e Roménia em destaque.

A Sonae Sierra teve um lucro de 110,1 milhões de euros, em 2018. O resultado líquido manteve-se estável face ao ano anterior e beneficiou de vendas realizadas, de dois novos centros comercial internacionais e da valorização das propriedades de investimento detidas pela empresa do grupo Sonae.

O resultado direto cresceu 3%, para 66,5 milhões de euros, enquanto o resultado indireto caiu 4% para 43,6 milhões de euros. “Em 2018, a Sonae Sierra vendeu perto de 600 milhões de euros de Valor Bruto de Ativos em centros comerciais com ganhos significativos e viu o EBIT [lucro antes de juros e impostos de renda] dos serviços crescer 11% face ao ano anterior”, refere o comunicado enviado esta quarta-feira, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Acrescenta que a empresa “investiu mais de 165 milhões em expansões, como a do NorteShopping, no desenvolvimento de dois outlets centres em Espanha e na Grécia, e na construção de um novo centro comercial na Colômbia, que abriu em fevereiro de 2019″.

O portefólio da Sonae Sierra na Europa aumentou 2,1% nas vendas dos lojistas face a 2017. Os mercados que mais cresceram foram o espanhol (10,8%) e o romeno (11,5%). “Numa base comparável, as vendas cresceram 2,3% na Europa, beneficiando de um forte desempenho dos centros comerciais em Portugal (3,1%), Espanha (5,5%) e Roménia (11,5%)”, afirmou. O montante recebido em rendas cresceu 2% na Europa.

A empresa refinanciou cerca de mil milhões de dívida no ano passado, o que resultou num decréscimo de 30 pontos base do custo médio da dívida para 3,5%. No final do ano passado, o total do passivo da Sonae Sierra situava-se em 1.372 milhões de euros.

“Em 2019, a Sonae Sierra irá manter a sua atividade de reciclagem de capital de forma seletiva, prosseguindo também uma estratégia de crescimento de longo prazo dos seus ativos mais maduros na Península Ibérica e focando-se no fortalecimento da sua presença internacional”, acrescentou a empresa liderada por Fernando Guedes de Oliveira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae Sierra lucra 110 milhões. Vai continuar expansão internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião