Tesouro quer emitir até 1.250 milhões de euros em dívida a curto prazo na próxima semana

Numa altura de quedas nos juros da dívida portuguesa, o IGCP vai regressar ao mercado para um leilão duplo de bilhetes do Tesouro a três e 11 meses.

Portugal vai voltar ao mercado de dívida na próxima semana. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP anunciou esta sexta-feira que vai realizar, na próxima quarta-feira, um leilão duplo de Bilhetes do Tesouro (BT) a três e 11 meses, numa altura em que os juros pagos por Portugal têm caído em todas as maturidades.

“O IGCP vai realizar no próximo dia 17 de abril pelas 10h30 dois leilões das linhas de BT com maturidades em 19 de julho de 2019 e 20 de março de 2020, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros“, anunciou o IGCP, em comunicado.

O último leilão de títulos com esta maturidade aconteceu em fevereiro. Na altura, o IGCP emitiu 850 milhões de euros em BT que vence em janeiro de 2020, com uma taxa de juro negativa em 0,363% e uma procura 2,34 vezes superior à oferta. Já na maturidade mais curta, o Tesouro colocou 150 milhões de euros em BT, tendo conseguido um juro negativo de 0,389% e uma procura foi 6,03 vezes superior à oferta.

Portugal tem beneficiado da tendência de queda nos juros das dívidas soberanas da Zona Euro (impulsionada pela política expansionista do Banco Central Europeu), bem como do interesse de vários investidores institucionais no país, especialmente após as subidas no rating. Nas obrigações do Tesouro, a yield das obrigações a 10 anos negoceiam esta sexta-feira nos 1,172% e o risco-país caiu esta manhã para mínimos de 11 meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesouro quer emitir até 1.250 milhões de euros em dívida a curto prazo na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião