Nasceu uma nova empresa: Meo Serviços Técnicos. Sindicato pede reunião urgente a Alexandre Fonseca

  • Lusa
  • 18 Abril 2019

A Frente Sindical pediu uma reunião urgente ao presidente executivo da Altice Portugal por causa da criação de uma nova empresa no grupo, a Meo Serviços Técnicos.

A Frente Sindical que representa trabalhadores da operadora Altice disse que os trabalhadores foram “totalmente surpreendidos” com o anúncio da criação da nova empresa Meo Serviços Técnicos e solicitaram uma reunião urgente ao presidente executivo da empresa.

Em comunicado, os sindicatos da Frente Sindical sublinham que os trabalhadores reagiram “de forma muito negativa ao que foi anunciado”, pelo que a Frente Sindical solicita uma “reunião urgente com o CEO [presidente executivo]” para esclarecer as dúvidas sobre o processo.

Os sindicatos decidiram ainda realizar reuniões conjuntas nos locais de trabalho a partir do dia 1 de maio “para partilhar informações, ouvir os trabalhadores e tomar decisões coletivas” sobre o assunto, anunciam em comunicado.

A decisão de criar uma nova empresa designada por Meo Serviços Técnicos, que irá englobar toda a estrutura da atual Direção de Field Operations (DOI), foi comunicada aos sindicatos da Frente Sindical no dia 15. Os sindicatos consideram que os objetivos que foram comunicados pela empresa “não são essenciais” porque para “reforçar o nível de autonomia e agilidade da qualidade de serviço, não seria necessário criar uma nova empresa”.

“É evidente aos olhos de todos que a DOI deixou de ter uma liderança eficaz, mas esse problema, cuja responsabilidade é da gestão da Meo/Altice, não se resolve com uma nova empresa”, considera a Frente Sindical. Para os sindicatos, “reduzir os efetivos da Meo/Altice faz parte da agenda estratégica da Altice e para atingir esses objetivos, encontraram agora um novo figurino que são os contratos de cedência ocasional”.

Na segunda-feira, 15 de abril, a Altice Portugal anunciou aos trabalhadores a criação da Meo Serviços Técnicos, focada nos serviços de rede do grupo, detida a 100% pela empresa e que terá os mesmos órgãos sociais que a dona da Meo.

A Meo Serviços Técnicos terá a mesma Comissão Executiva da Altice Portugal, sendo liderada por Alexandre Fonseca, vai cobrir os serviços de rede de fibra ótica, cobre, móvel e toda a componente de infraestrutura civil, onde se incluem os postos, condutas, componentes de eletricidade, entre outros.

A nova empresa vai incorporar os cerca de 2.000 colaboradores da Altice Portugal que operam nesta área mediante o “mecanismo de cedência ocasional” que está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), disse Alexandre Fonseca à Lusa. O gestor salientou que este mecanismo “é de caráter voluntário”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nasceu uma nova empresa: Meo Serviços Técnicos. Sindicato pede reunião urgente a Alexandre Fonseca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião