Dividendo da EDP pago a partir de 15 de maio

  • Lusa
  • 26 Abril 2019

Será a partir de 15 de maio que a EDP vai começar a pagar aos acionistas um dividendo, cujo valor bruto é de 0,19 euros por ação.

A EDP vai começar a pagar um dividendo bruto de 0,19 euros por ação, aprovado em assembleia-geral, a partir de 15 de maio, foi esta sexta-feira comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Os dividendos estarão a pagamento a partir do dia 15 de maio de 2019”, lê-se na informação remetida ao mercado. O pagamento será efetuado por crédito da conta “junto do intermediário financeiro em que se encontrem registadas as ações detidas por cada acionista, sendo o agente pagador o BPI”.

Os dividendos pagos aos acionistas residentes e tributados em sede de IRS estão sujeitos a uma taxa liberatória de 28%, “sem prejuízo da opção de englobamento dos dividendos distribuídos juntamente com o restante rendimento tributável desde que obtidos fora do âmbito do exercício de atividades empresariais e profissionais”.

Por sua vez, os que são pagos a residentes tributados em sede de IRC estão sujeitos a uma taxa de retenção na fonte de 25%, enquanto os dividendos pagos a acionistas não residentes “que não tenham estabelecimento estável em território português ou que, tendo-o, os dividendos não lhe sejam imputáveis, estão sujeitos a uma retenção na fonte de caráter definitivo (28% IRS e 25% IRC)”.

A empresa liderada por António Mexia ressalvou que para efeitos de isenção de tributação, de eliminação da retenção na fonte ou de redução da taxa de retenção na fonte de imposto sobre o rendimento, “os acionistas deverão verificar a caracterização da sua situação fiscal e fazer prova de todos os factos de que dependem a aplicação dos referidos benefícios”.

Na quarta-feira, os acionistas da EDP aprovaram em assembleia-geral as contas de 2018 e a aplicação de resultados com 99,8% dos votos ambos, tendo estado representada na reunião 65,18% do capital acionista da elétrica. Em 2018, o lucro da EDP caiu 53% para os 519 milhões de euros. Na sessão desta sexta-feira da bolsa, a EDP subiu 0,45% para 3,38 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dividendo da EDP pago a partir de 15 de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião