Hoje nas notícias: Penhoras a Berardo, hospitais e reformas
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A ordem dos bancos para pedir a execução de todas as obras da coleção de Berardo destaca-se no dia em que é noticiado que os os hospitais vão passar a ser avaliados pela qualidade dos serviços prestados aos doentes, mas também que os atrasos na atribuição das reformas está a criar dificuldades a muitas famílias. Referência ainda para Mário Nogueira que diz que “a Geringonça não funcionou para os professores” e para o IPO da Uber que desperta interesse junto dos investidores nacionais.
Bancos dão ordem para executar todas as obras da coleção de Berardo
Os bancos credores do empresário Joe Berardo estão a pedir a penhora da totalidade dos títulos da Associação Coleção Berardo, avança o Jornal Económico. Este pedido surge no âmbito da ação executiva colocada por parte da CGD, BCP e Novo Banco ainda em abril, no sentido de cobrar dívidas do empresário próximas de mil milhões de euros. A notícia é conhecida no dia em que Berardo será ouvido pelos deputados no Parlamento na audição da Caixa Geral de Depósitos. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Hospitais vão ser avaliados pela qualidade dos serviços que dão aos doentes
Chama-se Compromisso Nacional por uma Agenda de Valor em Saúde em Portugal e os objetivos são muito claros: avaliar a prestação dos serviços de saúde pelos ganhos que dão ao doente, conhecer as melhores práticas, promovê-las e mostrar os resultados ao público, que assim terá mais informação na hora de escolher. O Público avança que o documento vai ser assinado já nesta sexta-feira por várias personalidades e entidades públicas e privadas. O compromisso pretende que em 2021 um terço dos prestadores de saúde tenham aderido à prestação e ao financiamento de cuidados com base em valor. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Atrasos na atribuição de reformas. Queixas disparam
Os últimos dados disponíveis apontam para que haja 57 mil pedidos de pensão de velhice à espera de uma resposta que demora a chegar, em média, sete meses, adianta o Diário de Notícias que explica que essa situação está a implicar dificuldades e a dependência muitas vezes dos filhos. Essa situação está a levar a um grande crescimento do número de reclamações. Dados revelados pelo Portal da Queixa apontam para que as queixas tenham disparado 88% face ao período compreendido entre 5 de maio de 2018 e novembro de 2018. Os dois períodos em análise mantêm em comum o principal motivo das reclamações: os atrasos na atribuição das reformas. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).
Mário Nogueira: “Geringonça não funcionou para os professores”
Mário Nogueira, líder da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), dá uma entrevista ao Jornal Económico nesta sexta-feira, dis em que será votada o diploma dos professores no Parlamento, onde contesta as contas do Governo sobre a reivindicação do tempo de serviço dos docentes, lamenta que “a crise política artificial” impeça os partidos de aprovarem a reposição integral do tempo de serviço da classe profissional e diz ainda que os “professores não ganham muito”. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Portugueses “ansiosos” por terem ações da Uber
A Uber estreia-se em bolsa nesta sexta-feira com um preço de referência de 45 dólares por ação, sendo que o IPO da plataforma de transportes está a despertar o interesse dos investidores portugueses adianta o Jornal de negócios. Apesar de não terem podido dar ordens de subscrição sobre esta operação, os portugueses já vão poder dar ordens de compra e venda sobre as ações da Uber a partir de hoje. E, segundo as corretoras, há interesse em apostar no novo unicórnio cotado na bolsa. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Penhoras a Berardo, hospitais e reformas
{{ noCommentsLabel }}