BCP dispara 5% após forte subida dos lucros. Bolsa de Lisboa recupera

O PSI-20 recupera do pior ciclo de perdas desde setembro, contando com o apoio do BCP que dispara mais de 5% após o forte aumento dos lucros

A bolsa nacional entrou com o pé direito na última sessão da semana. O PSI-20 recupera do pior ciclo de perdas desde setembro, contando com o apoio do BCP que dispara mais de 5% após apresentar um forte crescimento dos lucros. Os resultados do primeiro trimestre quase duplicaram.

O PSI-20 avança 1,57%, para os 5.199,4 pontos, com quase todos os títulos no verde. Apenas a Corticeira seguem em terreno negativo com perdas de 0,58%, para os 10,34 euros. Lisboa lidera as subidas na Europa que recupera apesar da entrada em vigor das tarifas dos EUA às importações chinesas. O índice Stoxx Europe 600, referência europeia valoriza 0,96%.

O BCP é a grande referência positiva na bolsa nacional. As suas ações disparam 5,25%, para os 25,27 cêntimos, naquela que é a maior subida desde o fecho da sessão de 1 de dezembro de 2017, a beneficiar das contas apresentadas nesta quinta-feira.

BCP acelera em bolsa

Os lucros da instituição liderada por Miguel Maya quase duplicaram no primeiro trimestre do ano, batendo as estimativas dos analistas. Ascenderam a 154 milhões de euros, 80% acima dos 86 milhões registados no período homólogo, com a instituição a ver a sua margem financeira crescer 5% e a qualidade dos ativos melhorar. A estimativa média dos analistas apontava para lucros de 106 milhões de euros.

Mas à parte o disparo dos títulos do BCP, o arranque da sessão bolsista nacional está a ser bastante positiva para a globalidade dos títulos que recuperam das perdas registadas na sessão anterior em que o crescendo da tensão comercial entre os EUA e a China elevou os receios dos investidores.

Nota positiva para a EDP que vê os seus títulos avançarem 2,05%, para os 3,29 euros, conferindo um fôlego adicional ao índice bolsista nacional. Já a Galp Energia soma 1,62%, para os 14,075 euros, em sintonia com as cotações do petróleo que também valorizam nos mercados internacionais.

Já a Navigator também está em alta, mas com ganhos mais modestos, com as suas ações a somarem 0,39%, para os 3,616 euros, um dia depois de ter divulgado as contas do primeiro trimestre.

Na quinta-feira após o fecho do mercado, a papeleira anunciou lucros de 49,3 milhões de euros, abaixo dos 53,3 milhões do período homólogo, abaixo dos 53,3 milhões do período homólogo, que inclui o impacto positivo da venda do negócio de pellets. Mas o volume de negócios da empresa cresceu 9,6%, para os 422 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 8h28)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP dispara 5% após forte subida dos lucros. Bolsa de Lisboa recupera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião