Paulo Macedo já terá sido contactado para liderar CGD

  • ECO
  • 29 Novembro 2016

O nome do antigo ministro da Saúde é sugestão do Banco de Portugal, mas a decisão ainda não está tomada.

O Governo já contactou Paulo Macedo para este substituir António Domingues como presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), avançava a RTP na noite de segunda-feira. Já o Jornal Económico acrescenta que o nome do antigo ministro da Saúde é sugestão do governador do Banco de Portugal.

Contudo, a decisão ainda não está tomada, até porque o facto de três administradores da CGD (Tiago Ravara Marques, João Tudela Martins e Pedro Leitão) não terem apresentado demissão e pretenderem ficar pode pesar na escolha do novo presidente. Isto porque o novo presidente deverá querer escolher a própria equipa, mas os administradores que não se demitiram só podem sair se forem despedidos, o que implica indemnizações significativas.

O Jornal Económico refere ainda que a saída de António Domingues permitirá também voltar a ter um presidente não executivo e um presidente executivo (chairman e CEO, cargos que Domingues acumulava), uma exigência do Banco Central Europeu.

Rui Vilar é, para já, o nome mais falado para este cargo de chairman.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paulo Macedo já terá sido contactado para liderar CGD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião