IP alerta que Governo está a impedir melhorias na segurança da ferrovia

  • ECO
  • 22 Maio 2019

Falta de recursos da Infraestruturas de Portugal impede a gestora da rede ferroviária de executar todos os trabalhos de manutenção recomendáveis para assegurar a total fiabilidade das linhas férreas.

A empresa responsável pela gestão da rede ferroviária portuguesa assume não ter meios para fazer manutenções profundas à infraestrutura que gere, por falta de autorização em contratar ou reforçar meios. A admissão da Infraestruturas de Portugal (IP) surge anexa a um relatório de investigação sobre um descarrilamento na Linha do Douro, ocorrido em janeiro de 2017, de acordo com o Público. Segundo a empresa, qualquer trabalho extraordinário a que seja obrigada, traduz-se em falhas em outras atividades de monitorização da segurança da ferrovia.

“Qualquer alteração ao roteiro de manutenção em vigor, para deteção de fissuras não detetáveis por inspeção visual, resultará diretamente numa maior afetação de recursos humanos internos que, face ao atual quadro técnico insuficiente, agravado pelas restrições de contratação de recursos humanos impostas pela Tutela, se traduzirá num desfoque de outras atividades mais relevantes para a segurança do sistema”, refere a IP no anexo, conforme cita o diário.

A referência a trabalhos extra como deteção de fissuras não é feita por acaso, já que na análise ao descarrilamento de janeiro de 2017, o Gabinete de Prevenção e de Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários salienta que uma das causas para o incidente foi precisamente “a existência de fissuras” num aparelho de mudança de via (agulha), recomendando então um maior aprofundamento das operações de manutenção das agulhas à IP, o tipo de operações que, respondeu a Infraestruturas de Portugal, a ser feito levará a “desfoque” de outras atividades de segurança, por falta de meios.

Apesar do alerta que deixa no anexo ao relatório, a IP sublinha que atualmente o “sistema não apresenta um risco significativo que obrigue à revisão imediata dos procedimentos de inspeção atuais”, salientando, todavia, que uma revisão desse género terá de “ser acompanhada do respetivo reforço de meios e recursos, cuja autorização não depende da IP”.

Quanto à investigação ao descarrilamento, avança o Público, esta concluiu que o mesmo foi provocado por falhas humanas, organizacionais e técnicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IP alerta que Governo está a impedir melhorias na segurança da ferrovia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião