Guerra comercial volta a atingir exportadoras portuguesas. Altri afunda 5%

Metais raros usados em tecnologia poderão ser o próximo alvo da China para retaliar contra Trump. Troca de palavras entre os dois países está a penalizar as ações globais.

Donald Trump voltou a atingir os mercados. O presidente dos EUA afirmou que ainda não há acordo comercial com a China e aumentou os receios dos investidores. As principais bolsas globais seguem em baixa após os comentários e, em Lisboa, as exportadoras do setor do papel e pasta de papel são mais castigadas.

“O setor papeleiro tem estado em forte pressão vendedora, com a guerra comercial a colocar a procura em cheque”, disse Carla Maia, trader da XTB, à Reuters. A pressão foi exacerbada quando Trump afirmou que Washington não está preparado para fazer um acordo com a China. Em resposta, Pequim alertou que poderá usar minerais raros (usados na produção de tecnologia) para retaliar contra os EUA.

As ações da Altri afundam 5,1% para 5,865 euros, tendo já sido transacionados 533.515 títulos. Também a Navigator desvaloriza 2,72% para 3,218 euros e a Semapa recua 1,57% para 12,52 euros. O PSI-20 perde 1,17%.

Além da guerra comercial, a Altri também enfrenta receios internos. “Os investidores mostram receio face a esta opção de pagamentos de dividendos [de 0,72 euros, mais do dobro dos 0,3 euros pagos em anos anteriores] e à saída de capital da empresa, face à situação difícil que o setor atravessa”, acrescentou Maia. Após um ganho de 24% entre janeiro e março, a Altri — que apresenta esta quinta-feira resultados — desvaloriza 15% desde o início de abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra comercial volta a atingir exportadoras portuguesas. Altri afunda 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião